Educação

Pedagogia por meio do jogo

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Processo Lúdico impulsiona aprendizado

na Escola Municipal “Izabel Campos”

 

Na Escola Municipal “Isabel Campos” os alunos da Professora Pedagoga Emilene Cleide Inácia Dutra do  3º Ano primário, série inicial, se distraem e aprendem através dos jogos.

A ação de brincar impulsiona a criança à sua criatividade, de forma prazerosa. O lúdico representa liberdade, onde a criança, o aluno através da imaginação segue regras. Com isso, articula, sonha, sente, decide, aventura-se e arquiteta soluções para os possíveis desafios, não só nos jogos, como também para o mundo futuro.

Na aplicabilidade do fenômeno didático por meio de brincadeiras, ou seja, no desenvolvimento dos jogos, o alunado por si só se sente estimulado ao raciocínio lógico, assim, fortalece sua capacidade de cooperação no sentido de construir uma sociedade pautada na União.

De posse dessa didática, do jogo, da brincadeira é possível estimular o intelecto da criança, ou melhor, estando em liberdade, assimila regras que devem cumprir, sobretudo, contribuir para a solução de conflitos, ainda, compreender pontos de vistas diferentes entre as pessoas no seu dia a dia.

Portanto, o jogo é para a criança um fim em si mesmo. A brincadeira deve ser um meio de educar, de onde seu nome educativo toma cada vez mais lugar na linguagem da pedagogia maternal  – Girard 1908, p. 199.

Assim, o autor esclarece a ideia da relação do jogo educativo como um meio de instrução para o ensino, isto é: quando uma criança brinca, ela expressa todos os sentidos e, portanto, adquirindo uma aprendizagem espontânea e prazerosa.

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