Cidade
POLÊMICA: ÁGUA E ESGOTO EM DISCUSSÃO…
Publicado
9 anos agoem
Por:
Celso Antunes
Manobra do governo adia
votação do veto da lei
que proíbe cobrança da
taxa de religação de água e esgoto
Pedido de vista do líder do prefeito na Câmara vereador Edmilson Tavares (PMDB) adiou para a próxima segunda-feira (21.03) a votação do veto do prefeito Francis Maris Cruz (PSDB) ao Projeto de Lei nº 20 de 14 de fevereiro de 2016 de autoria do vereador Edmilson Campos (Café no Bule) que proíbe a cobrança da taxa de religação dos serviços de água e esgoto no município de Cáceres.
Embora a proposta seja de autoria do líder da oposição no Legislativo Cacerense vereador Edmilson Campos (Café no Bule) ela foi aprovada por unanimidade pela Câmara.
Com apoio dos vereadores Félix Alvares (SD) e Tarcísio Paulino (PSB) que formam a bancada de oposição o autor da matéria lembrou que nas cidades de Campo Grande capital do Mato Grosso do Sul e em Aripuanã e Vera em Mato Grosso a cobrança da taxa de religação de água e esgoto foi derrubada via decisão judicial a partir de ação civil pública proposta pelo Ministério Público.
“Em Cáceres não foi preciso a intervenção do Ministério Público. Nós vereadores votamos e aprovamos a criação dessa lei que ajuda a aliviar o bolso dos Consumidores Cacerenses que estão encontrando dificuldades de manter em dia a conta d’água que ficou ainda mais cara com a cobrança da famigerada taxa do lixo” argumenta Café no Bule.
O Serviço de Água e Esgoto de Cáceres denominado Água do Pantanal cobra de R$ 25 a R$ 30 pela religação dos serviços.
A estratégia da administração é manter o veto do Projeto de Lei que é de iniciativa do maior oposicionista da gestão do prefeito Francis na Câmara e em seguida apresentar uma nova proposta com a mesma finalidade com iniciativa do Executivo atendendo pedido dos 8 vereadores que dão sustentação ao prefeito.
“É triste constatar essa manobra que tem apenas o objetivo de impedir que um vereador de oposição capitalize politicamente por ter sido o autor da proposta. Hoje fica claro que o prefeito (Francis) está tentando amenizar o grande desgaste junto a nossa população dele e dos vereadores da sua base que criaram a autarquia da água apenas para se arrecadar mais dinheiro e a taxa do lixo que está sendo cobrada sem que tenha havido melhora do serviço” lamenta Café no Bule.
Presentes na sessão o Secretário de Governo Wilson Kishi, o Assessor Especial do prefeito Átila Gattas e o Diretor Executivo do SAEC Paulo Donizete Costa evitaram polemizar com os opositores. O Secretario de Governo se limitou a comentar que o prefeito irá se reunir com a sua base de apoio na Câmara para apresentar uma alternativa para reverter a situação extremamente desconfortável criada pela oposição.


VEJA TAMBÉM
-
Nova Era denuncia falta d´água em Reunião com Dr. Sérgio Arruda
-
Pastorello indica “Monitoramento da Qualidade da Água” na baía do Malheiros
-
Vereador propõe adequação da “Tarifa Social” conforme lei federal
-
Vereadora Mazéh protocola ofício junto a Secretaria de Infraestrutura e Logística, solicitando providências quanto a infraestrutura de ruas da cidade de Cáceres
-
NOTA DE ESCLARECIMENTO DOS VEREADORES DA CÂMARA MUNICIPAL DE CÁCERES EM RELAÇÃO A APROVAÇÃO DA NOVA DIRETORA EXECUTIVA DA AUTARQUIA ÁGUAS DO PANTANAL
-
Proposta “#LegislativoAtuante” dá voz aos Moradores

Política

Aos 100 dias de mandato, Pastorello é destaque na Câmara por intensa atuação parlamentar

Cáceres no rumo do progresso: evento político reúne lideranças e anuncia projetos sociais

Manga Rosa deve assumir presidência da CCJ após decisão da Justiça que anula composição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Cáceres

Cáceres marca a história com o início do AgroMaker, revolucionando o campo e a juventude rural!

Pastorello propõe novo PAC para garantir CAPS-AD em Cáceres, MT

Tensão marca sessão na Câmara de Cáceres: Franco Valério e Negação em confronto sobre Código de Ética
Cidade

Câmara de Cáceres reconhece José Wenceslau Júnior com título de Cidadão Cacerense em gesto de gratidão e memória

Prefeitura de Cáceres admite não cumprir exigências legais para alterar o Plano Diretor

Pastorello propõe união de forças para garantir decreto do Free Shop em Cáceres

Vereador Flávio Negação propõe critérios técnicos para nomeação de secretários em Cáceres

ARIS: Aumento de 29,60% na conta de água revolta moradores e vereador
