Polícia
Polícia Civil: Operação nacional de combate à violência contra idosos
Publicado
4 anos agoem
Por:
Celso Antunes
Em Mato Grosso, as ações iniciaram no dia 15 de outubro e encerram nesta quinta-feira (18.11)com a realização de diversos procedimentos ligados a defesa da pessoa idosa
A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Delitos Contra a Pessoa Idosa (DEDCPI) de Cuiabá e Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança e Idoso de Várzea Grande (DEDMCI-VG), deflagraram na manhã desta quinta-feira (18.11), a operação Vetus II, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em combate aos crimes de violência contra o idoso.
A operação de âmbito nacional, ocorre nos 26 estados da federação e no Distrito Federal, sendo a data de 18 de novembro considerado o dia “D”, para o desenvolvimento de ações em todo país.
Em Mato Grosso, as ações iniciaram no dia 15 de outubro com a realização de diversos procedimentos ligados a defesa da pessoa idosa, como instauração e conclusão de inquéritos e medidas protetivas. Nesta quinta-feira (18), são realizadas checagens de denúncias anônimas e feita incursões em dois Institutos de Longa Permanência de Idosos (ILPI). O Conselho Municipal do Idoso acompanha as dilgiências.
Em Cuiabá, são sete representações de medidas cautelares de afastamento do lar, e quatro medidas protetivas de urgência da Lei Maria da Penha (quando a vítima é idoso e o agressor é do sexo masculino) para vítimas idosas que sofrem maus-tratos.
A Delegacia da Pessoa idosa de Cuiabá também realizou a checagem de 105 denúncias anônimas feitas pela 197 e Disque 100, atendeu 195 vítimas, nove idosos resgatados, 159 diligências policiais, três autos de prisão em flagrante lavrados, três pessoas presas, um Boletim Circunstanciado de Ocorrência (BOC) lavrado, 29 inquéritos concluídos, 94 inquéritos instaurados, 11 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) lavrados.
Em Várzea Grande os trabalhos resultaram em um mandado de busca e apreensão cumprido, 28 denúncias apuradas do 197 e Disque 100, 72 vítimas atendidas, 48 diligências policiais realizadas, 15 inquéritos concluídos, 15 inquéritos instaurados e 13 TCOs lavrados.
Segundo o delegado da DEDCPI de Cuiabá, Vitor Chab Domingues, é uma operação de grande visibilidade, uma vez que atende o público hipervulnerável que é a pessoa idosa.
“A operação mostra que os idosos merecem toda atenção especial por parte das Polícias Judiciárias, o que nos dá a certeza que muito em breve as políticas públicas serão aplicadas a esse público, como hoje são aplicadas às mulheres, crianças, adolescente e público LGBTQIA+”, disse o delegado.
Camila Molina/Polícia Civil-MT.
VEJA TAMBÉM
-
CPI das Obras em Cáceres: Pastorello promete apuração rigorosa de R$ 31 milhões em atrasos
-
Com prestígio em alta, Vereadora assume cadeira na ALMT e amplia influência na Gestão Municipal
-
PROFESSORES VALORIZADOS: Nova Lei traz mais liberdade e qualidade de vida na Educação
-
CAPACITAÇÃO: PMs se preparam para agir em crises nas escolas
-
BOA GESTÃO: Prefeito Abílio fecha semestre com dinheiro no caixa e dívidas sob controle
-
De capacete e carrinho de brita, Alan Porto participa de obra de escola no CPA IV

Política

Flávio Negação fortalece a sua liderança com ações que aproximam a Câmara da população

Pastorello denuncia que OAB e CAU foram ignorados na composição do COMCID e complementa procedimento no Ministério Público

Câmara solicita apoio para interdição de via durante evento que levará o Legislativo ao bairro Residencial Universitário

Após morte de jovem afogado, vereadores propõem medidas urgentes de segurança na Praia do Daveron

Pastorello e servidores de Cáceres lideram debates sobre IA e Controle Interno no Legislativo no 15º Engitec em Brasília

Proposta de chapa Bolsonaro e Alexandre de Moraes ainda faz barulho nas redes
Cidade

JUSTIÇA SEM FRONTEIRAS: Registro tardio garante cidadania a brasileiros que vivem na fronteira

Expedição Justiça Sem Fronteiras leva cidadania e serviços públicos às comunidades da fronteira

FUTURO: Cáceres precisa garantir sua voz na Conferência das Cidades

Câmara Itinerante ouve demandas urgentes no Jardim Universitário

Câmara Itinerante Participativa estreia nesta sexta, 27/06, no Jardim Universitário
