BRASIL/BOLIVIA

0
1

INTEGRAÇÃO

Prefeito Francis participa

de encontro binacional

em San Mathias na Bolívia

Francis Maris na Bolívia

Assessoria

Uma grande integração de povos e culturas, assim foi o 1º Encontro Binacional realizado no último dia 11 de agosto na cidade de San Matias, na Bolívia. Autoridades  bolivianas deram continuidade a uma reunião iniciada em Cáceres, no mês de junho, onde os poderes executivo e legislativo do município receberam autoridades Chiquitanas que compõem a faixa de fronteira Brasil/Bolívia  e de Santa Cruz de La Sierra.

 A delegação brasileira composta de  aproximadamente 100 pessoas, entre elas autoridades políticas, civis, militares e religiosas , foi recebida com homenagens em praça pública em frente à Prefeitura da cidade de San Matias.

Um dos objetivos do encontro foi o de tratar assuntos estratégicos para o desenvolvimento dos municípios da faixa de fronteira e o fortalecimento político binacional para o cumprimento de pactos firmados entre as duas nações,  como o de Roboré, que segundo os bolivianos, não estão sendo cumpridos pelas autoridades brasileiras.

O Prefeito de Cáceres, Francis Maris,  é um entusiasta pela melhoria das relações internacionais entre os dois países e os espaços que os unem. Ele acredita nas potencialidades desta região para a melhoria da qualidade de vida das duas populações. Francis destaca ainda, o potencial agropecuário, cultural, turístico, educacional das duas nações, e principalmente uma rota que pode favorecer o escoamento de diversos produtos brasileiros para o pacífico, com o asfaltamento de rodovias imprescindíveis para esta modalidade.

Assessora Especial da Presidência da República, Paula Ravanelli Losada, da Secretaria de Relações Institucionais e o alcaide de San Mathias, Fábio Olivares Foto Assessoria
Assessora Especial da Presidência da República, Paula Ravanelli Losada, da Secretaria de Relações Institucionais e o alcaide de San Mathias, Fábio Olivares
Foto Assessoria

“Precisamos melhorar a economia dos municípios que compõem a faixa de fronteira, com isso a melhoria do desenvolvimento humano e como consequência, a melhoria da qualidade de vida das suas populações”, explica. Francis  Maris, exalta os avanços que estão acontecendo com a retomada das conversas entre os dois povos. Ele cita a presença da Assessora Especial da Presidência da República, Paula Ravanelli Losada, da Secretaria de Relações Institucionais, no encontro em San Matias, como mais um  ponto positivo para esta integração.

“A presença da Paula Ravanelli, valida ainda mais o nosso encontro e fortalece essa política de integração”, reconhece o prefeito.
 A assessora elogiou a iniciativa dos dois países buscarem alternativas desenvolvimentistas através de  diálogos e documentos e comenta a entrada  da Bolívia no MERCOSUL. Para ela, a Bolívia integrando o bloco do MERCOSUL, vai facilitar o atendimento a algumas reivindicações do país, que ficam impossibilitadas de serem atendidas por falta de legalidade. “Sempre tivemos vontade política e agora teremos a possibilidade legal. Muitas vezes as leis nacionais não são compatíveis com as necessidades reais da população, principalmente na faixa de fronteira que precisa de leis próprias, diferentes e que favoreçam as relações internacionais”, frisa Paula.

O alcaide de San Mathias, Fábio Olivares, em seu pronunciamento destacou as particularidades dos dois povos e a expectativa de uma integração social, cultural e econômica.  Fábio, cita assuntos estratégicos para que as relações internacionais entre Brasil Bolívia, Cáceres e San Mathias, possam efetivamente contribuir no desenvolvimento humano das pessoas que habitam a faixa de fronteira. Ele frisa que na fronteira é que nasce o povo e não onde termina. “As fronteiras não são mais que espaços físicos. Temos laços de sangue que nos unem. Vamos avançar para construir uma região com mais oportunidades. Este é um compromisso histórico que estamos resgatando”, profere Fábio Olivares.

Já o secretário adjunto de estado de Desenvolvimento Regional, Luciano Vacari, que representou o governador Pedro Taques, falou com otimismo das possibilidades reais  de uma integração maior entre, principalmente Mato Grosso e Bolívia. Vacari anunciou o Decreto Estadual que institui o Comitê Regional de Fronteira. “As fronteiras podem separar muitas coisas, menos as pessoas. Precisamos olhar este espaço geográfico como uma oportunidade de integração, já temos a proximidade cultural e histórica que unem os dois povos”, relata Luciano.

O Presidente da Câmara Municipal de Cáceres, Vereador Marcinho Lacerda, que foi acompanhado dos vereadores Rubens Macedo, Valdeníria  Dutra, Cabo Pinheiro e Professor Domingos, lembra todo esforço de autoridades brasileiras que há muito iniciaram conversas e projetos para o fortalecimento desta região. Marcinho, avalia o encontro binacional como um fator novo de integração econômica e desenvolvimentista. “Devemos reconhecer pessoas que há décadas lutaram para esta integração, como meu pai Márcio Lacerda, e o ex-prefeito Aloisio de Barros, que está aqui. Hoje retomamos as relações. Precisamos atuar de forma conjunta, e isto estamos fazendo”, discorre Marcinho.
Temas setoriais  como segurança, indústria, comércio, turismo, educação, saúde, logística e meio ambiente foram tratados por grupos de pessoas dos dois países, ligadas diretamente aos assuntos abordados, onde os principais pontos estratégicos para o desenvolvimento e relações institucionais foram lavrados em ata como uma das metas a serem cumpridas pelos dois países.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui