Município de Cáceres vai ampliar estoque de Vacina Covid 19

0
3

2020-05-18t143443z_1_lynxmpeg4h1mb_rtroptp_4_health-coronavirus-vaccine

Prefeita Eliene formaliza adesão para

compra de vacinas contra o coronavírus

O Município de Cáceres foi um dos 15 (quinze) que entraram no consórcio formado por prefeituras de todo o país com a intenção de adquirir vacinas contra o novo coronavírus.

Em reunião remota ocorrida na tarde da última segunda feira (1°/03), organizada pela Frente Nacional de Prefeitos – FNP, a Prefeita Eliene Liberato e o Secretário Municipal de Saúde , Dr. Sérgio Arruda, já haviam manifestado interesse de adesão ao Consórcio Público para aquisição de vacinas para enfrentamento à pandemia da COVID – 19.

O consórcio é coordenado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), batizado de Conectar (Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras), que reúne as cidades com mais de 80 mil habitantes. Os municípios que preenchem estes parâmetros tiveram até às 12h da última sexta feira (05), para se inscrever. O grupo firmado representa 30,5% das cidades brasileiras e 60% da população (125 milhões).

A ideia é comprar vacinas caso o Programa Nacional de Imunização (PNI) não consiga suprir a demanda nacional.
Os municípios mato-grossenses que participam do consórcio são Alto Araguaia, Barra do Garças, Brasnorte, Cáceres, Campinápolis, Cuiabá, Diamantino, Nortelândia, Nova Lacerda, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Querência, Sapezal e Sorriso.

A Prefeita Eliene elenca como prioridade do seu governo a saúde e o bem-estar da população. “Jamais poderia me furtar de uma ação tão significativa como essa de participar do consórcio para uma possível aquisição da vacina contra o coronavírus, essa terrível doença que tem ceifado a vida de milhões de pessoas. Assim que disponibilizado, vamos enviar o Projeto de Lei, que é bem simples, autorizativo e que referenda a decisão dos prefeitos, para aprovação da Câmara Municipal de Cáceres”, afirmou.

A Câmara Municipal manifestou apoio à aquisição da vacina, através da sugestão apresentada pelo vereador Vereador Franco Valério (PROS). A Câmara que tem se mostrado parceiro nas ações de interesse do município, já se manifestou de maneira positiva pela autorização da compra da vacina, inclusive com apoio de todos os vereadores da casa.

Estão sendo avaliadas formas de financiar a aquisição dos imunizantes. Há três possibilidades principais: recursos do governo federal; financiamento por organismos internacionais e doações de investidores privados brasileiros. A adesão ao Consórcio, além da vacina para combate ao novo coronavírus, também possibilitará a aquisição de medicamentos, equipamentos e outros insumos de interesse dos municípios.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui