PREOCUPAÇÃO
Ezequiel Fonseca cobra
construção de salas de aula
em comunidade rural
ASSESSORIA
A ausência de escolas em comunidades rurais de Mato Grosso é um desafio a ser superado pelo poder público, embora o acesso fundamento seja apontado com universalizado em todo país.
Na última quinta-feira (16), o deputado estadual Ezequiel Fonseca (PP), constatou ao visitar a localidade Piraim, município de Poconé, a falta de unidade escolar para o ensino básico.
O problema tem tirado a tranquilidade das 20 famílias ribeirinhas que vivem na comunidade, distante a 52 quilômetros da cidade, onde fica a escola mais próxima.
De acordo com o morador Sidney Santana, há cinco anos a localidade contava com uma escola, porém, com a diminuição do número de alunos, a unidade foi extinta, o que dificultou o acesso ao ensino às crianças que residem na redondeza.
Segundo ele, as crianças deixaram de frequentar a escola devido a dificuldade no trajeto. No período da seca, entre julho e outubro, a distância fica em 52 quilômetros de estrada de chão, no entanto, no período das chuvas torna-se necessária a utilização de embarcações no percurso.
A ausência de políticas especificas para o campo é um entrave a ser superado. Preocupado com a situação, Ezequiel Fonseca garante defender na Câmara Federal o direito ao acesso a educação nas áreas rurais.
Quanto à localidade do Piraim, o parlamentar afirma que buscará medidas emergenciais. “Estarei buscando soluções para o problema junto ao governador Pedro Taques como também com empresas privadas que queiram ser parceiras na construção de salas de aula na comunidade”, frisou.