EZEQUIEL FONSECA

0
3

ADMISSÃO DE TÍTULOS

Deputado Federal quer

mobilidade acadêmica

no MERCOSUL

ffffff Foto Assessoria
Ezequiel Fonseca defende Título de Pós-Graduação do Mercosul
Foto Assessoria
Assessoria
O deputado federal Ezequiel Fonseca (PP-MT), pediu atenção especial aos membros da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional na discussão da proposta que trata da admissão de títulos de pós-graduação, mestrado e doutorado proveniente dos países integrantes do MERCOSUL.
O líder progressista considerou a necessidade de buscar entendimento junto ao Congresso Nacional na materialização da proposta. “Milhares de estudantes escolhem estudar no exterior devido às dificuldades de acesso aos cursos no Brasil. O parlamento deve discutir e avançar nos debates sobre a educação, principalmente, no que se refere ao intercambio curricular e cooperação cientifica”. No entanto, ele pontua que a admissão do título deverá ser aceito somente para o exercício das atividades de docência e pesquisa.
Ezequiel enfatizou na reunião a existência de tratados e acordos existentes e suficientes para aceitação dos diplomas no Brasil. Outra situação a ser analisada é quanto aos casos da Alemanha e França que admitem automaticamente os títulos do MERCOSUL. “A integração acadêmica é fundamental para o desenvolvimento dos países, se tratando de conhecimento, experiências transnacionais, troca de tecnologias e métodos”, enfatizou.
Outros assuntos receberam destaque na reunião, dentre eles, a criação de subcomissões para discutir o controle da fronteira, possibilidade de ampliação do comercio exterior, movimentos migratórios, modernização das forças armadas, acordos e convênios internacionais, instrumentos de política externa e assuntos atinentes à faixa de fronteira.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui