GARIMPO NO OESTE

0
1

 

DENTRO DA LEI

Deputados discutem

 com ministro legalização

do garimpo em

Pontes e Lacerda

Reunião foi realizada em Brasília, com o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga - See more at: http://www.24horasnews.com.br/noticias/ver/deputados-discutem-com-ministro-legalizacao-do-garimpo-em-pontes-e-lacerda.html#sthash.i6RxBXPr.dpuf
Reunião realizada em Brasília, com o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga

24 horas news

O deputado Wancley Carvalho (PV) liderou a comitiva oficial da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) que se reuniu com o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, em Brasília. Durante audiência, nesta quinta-feira (29), os parlamentares trataram da autorização para exploração do garimpo, na Serra do Caldeirão, em Pontes e Lacerda.

 

Integraram a comitiva da ALMT os deputados Oscar Bezerra (PSB) e Wagner Ramos (PR). Os deputados federais Ezequiel Fonseca (PP) e Fábio Garcia (PSB), além do prefeito municipal, Donizete Barbosa, também estiveram presentes. A reunião foi requerida pelo senador Wellignton Fagundes (PR).

 

De acordo com Wancley Carvalho, a organização dos garimpeiros por meio de cooperativas é a solução para que a atividade de extração de ouro seja legalizada. “O ministro está aguardando o relatório técnico do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) sobre a liberação de exploração da área. A informação será repassada em nova reunião, marcada para o dia 20 de novembro”, afirmou o parlamentar.

 

Wancley é presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo de Mato Grosso (Frencoop-MT), e junto com o poder público tem articulado a criação de instrumentos legais que alterem os requerimentos de subsolo. “Nosso ouro está indo embora pelas mãos de multinacionais. Precisamos distribuir, de forma legal, essas riquezas na região”.

 

O parlamentar, que já foi vereador em Pontes e Lacerda, visitou no início do mês a região do garimpo, que fica a 20 quilômetros da área urbana da cidade. Com a comitiva da ALMT, Wancley acompanhou de perto a realidade das centenas de famílias da região e de outros estados que buscavam pelo metal dourado.


Frencoop-MT – A Frente Parlamentar do Cooperativismo de Mato Grosso tem como principal objetivo contribuir com a distribuição de renda de forma sustentável. Os trabalhos são coordenados por Wancley Carvalho, e os deputados Zeca Viana (PDT), Pery Taborelli (PV), Dilmar Dal Bosco (DEM) e Saturnino Masson (PSDB) são membros titulares.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui