spot_imgspot_img

PORTO LIMÃO – RIO JAURU

TURISMO

Doutor Leonardo propõe

estadualização de

estrada vicinal para turismo

Onça, animal que impulsiona o Turismo Foto WEB
Onça, animal que impulsiona o Turismo
Foto WEB

Assessoria

 O deputado estadual, Doutor Leonardo Albuquerque (PDT/MT) requereu ao governador de Mato Grosso, Pedro Taques a estadualização de uma estrada vicinal no município de Cáceres, localizada entre o Porto do Limão (às margens do rio Jauru e da BR-070) até o Parque Estadual do Guirá, em uma e extensão de 138 quilômetros. A intenção é fomentar o turismo de contemplação com safáris fotográficos para observação de animais típicos do Pantanal Mato-grossense, como a onça pintada.  

 

O parlamentar explica que é preciso este investimento em infraestrutura para colocar a região no roteiro internacional turístico. Segundo ele, no trecho que compreende a estrada é desenvolvido uma pesquisa pela Organização Não Governamental (ONG) Bichos do Pantanal, que monitora 40 onças pintadas.  A entidade realiza pesquisas e acompanha o desenvolvimento destes animais.

 

Deputado Dr. Leonardo quer Grosso Foto Assessoria
Deputado Dr. Leonardo quer estadualização de estrada vicinal
na Região do Porto Limão
Foto Assessoria

 

Sobre o trecho que se requer a estadualização, o parlamentar argumenta ainda que se trata de uma estrada centenária, utilizada por sitiantes locais e com significativa beleza natural. Parte dele está localizado dentro do Parque Estadual do Guirá e, como a própria ONG defende, pode ser utilizada para impulsionar um turismo consciente.  

 

Entidade que aplica Projeto de Preservação Foto WEB
Entidade que aplica Projeto de Preservação
Foto WEB

“É uma oportunidade para aumentar a geração de emprego e renda para a população cacerense. Esta estadualização, baseada nas informações da ONG, não trará riscos ao ecossistema da região.  Lutaremos para que esta indicação seja atendida e iremos propor um turismo consciente, com visitas limitadas à região, para nao afugentar os animais. Aguardaremos, respeitosamente, o parecer dos órgãos cabíveis quanto à liberação da estrada”, defende Dr. Leonardo.

 

 A ‘Bichos do Pantanal’ é uma entidade de pesquisa e luta pela preservação da onça pintada. Seus integrantes tem interesse na estadualização da estrada para garantir que estes animais não corram risco de serem mortos ou terem seu habitat natural tomado pelo desenvolvimento sócio-econômico. “É uma pesquisa interessante, que identificou uma vivência harmônica de uma população considerável de onças pintadas, capaz de movimentar o turismo de contemplação. Queremos acima de tudo, preservar este animal com risco de extinção”, justifica o deputado quanto ao pleito.

Get in Touch

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Related Articles

spot_img

Get in Touch

22,463FãsCurtir
2,941SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Latest Posts