Vereadora Mazéh (PT) solicita ao DNIT instalação de placas de sinalização alertando sobre o tráfego de animais silvestres na BR 174, trecho entre Cáceres e o Distrito de Caramujo

0
5

images (1)

[dropcap]N[/dropcap]esta primeira sessão ordinária após o recesso parlamentar, ocorrida na noite do dia 02 de agosto de 2021, a vereadora da 19ª Legislatura da Câmara Municipal de Cáceres Mazéh Silva (PT) apresentou importante propositura direcionada ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Na matéria legislativa apresentada, a parlamentar solicita ao DNIT instalação de placas de sinalização alertando sobre o tráfego de animais silvestres na BR 174 trecho entre Cáceres e o Distrito de Caramujo, local de grande trafegabilidade de animais silvestres, causando atropelamento e morte dos bichos além de acidentes com motos e carros – alguns até com vítimas.

As placas são mecanismos essenciais de alerta e conscientização de motoristas que rodam todos os dias pelas ruas, estradas e BR que cortam o Brasil. Animais na pista representam um grande risco aos usuários. Espécimes de grande porte como antas e capivaras, podem causar acidentes tão graves quanto os desencadeados por equinos e bovinos.

download

O trânsito de animais silvestres na pista de rolamento pode ser descrita por alguns dados e fatos como: Ao diminuir a velocidade do veículo em 10 Km/h, o risco de atropelamento de animais cai entre 20% e 30%; A cada segundo, 15 animais silvestres são atropelados em estradas brasileiras; Grande parte dos atropelamentos de animais ocorre no período noturno; O asfalto dificulta a locomoção de espécies dotadas de unhas grandes; À noite o asfalto fica quente e sua superfície torna-se muito atrativa para répteis; Cargas de alimento mal embaladas contribuem para os atropelamentos.

De acordo com a vereadora Mazéh Silva (PT) “O trecho indicado Br 174 Cáceres X Caramujo (região rural conhecida como Pé de Anta) aproximadamente 30 km, se dá pela quantidade de lagoas que existem na região, todas a beira da BR, o que facilita o deslocamento de animais tais como capivaras, jacarés, tamanduás, pequenos roedores, e até animais domésticos abandonados as margens da rodovia. Frequentemente motivo de acidentes de carro e moto, tendo em vista que é um trecho bem movimentado, e o alerta através de placas informativas vem auxiliar o motorista a ter mais atenção e cuidado ao trafegar pelo trecho citado”.

images

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui