GUINADA
Governador Pedro Taques
movimenta PSDB
Jacques Gosch/Celso Antunes
O governador Pedro Taques, que oficializou ontem a própria filiação ao PSDB e deve assumir a vice-presidência nacional da sigla, afirma que não pretende se comportar como membro da cúpula. “Não sou um tucano emplumado, sou um soldado a favor do Brasil”, explica em entrevista exclusiva ao jornal Rdnews de Cuiabá.
Governador Pedro Taques também disse que escolheu o PSDB por acreditar que o partido representa o futuro. Além disso, ressaltou que os tucanos defendem os princípios e valores colocados em prática pelo Governo, nos quesitos de eficiência administrativa e avanço das políticas sociais.
Sobre a repercussão do anúncio no Senado, onde lideranças como Cássio Cunha (PSDB-PB), José Serra (PSDB-SP), Blairo Maggi (PR-MT) e José Medeiros (PPS-MT) usaram a tribuna para comentar a decisão de aderir ao PSDB, o governador disse que a consideração não é pessoal. “Os senadores consideraram o que Mato Grosso produz e faz pelo Brasil”, concluiu, se referindo à importância do agronegócio para a economia nacional.
A filiação de Pedro Taques ao PSDB foi confirmada pelo senador por Minas Gerais Aécio Neves, presidente nacional do partido, em entrevista aos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional. O dirigente também anunciou a realização de ato político no Estado, no dia 29, para sacramentar a adesão do governador com a presença de lideranças e militantes da sigla.
Com a adesão de Taques, o PSDB passa a contar com seis governadores. A lista inclui Geraldo Alckmin (SP), Beto Richa (PR) Marconi Perillo (GO) Simão Jatene (PR) e Reinaldo Azambuja(MS).
Há rumores que o deputado estadual Leonardo Albuquerque e Prefeito Francis Maris Cruz serão inscritos ao PSDB, seguindo Taques. A vice prefeita Eliene Liberato foi recentemente eleita presidente do PSDB em Cáceres.
Assim, percebe-se que muitas transformações podem acontecer em Cáceres.