De novo: Vila Bela capital de Mato Grosso

0
79

Proposta define 19 de março

a data de transferência da

capital para Vila Bela

 

 

RUINAS DE VILA BELA

 

[tabs type=”horizontal”][tabs_head][tab_title][/tab_title][/tabs_head][tab]A definição dessa medida está inclusa no Projeto de Lei 50/2016 e em tramitação na Assembleia Legislativa. Na justificativa da mensagem 8/2016, o governo, autor da propositura, busca resgatar a história e a cultura de Mato Grosso e dos estados de Mato Grosso do Sul e de Rondônia.[/tab][/tabs]

 

No dia 19 de março de cada ano, a Capital do Estado de Mato Grosso será transferida, simbolicamente, para o município de Vila Bela da Santíssima Trindade. Essa data é o marco da instalação da cidade como a primeira capital da capitania de Mato Grosso. Ela foi criada no dia 19 de março de 1752.

A definição dessa medida está inclusa no Projeto de Lei 50/2016 e em tramitação na Assembleia Legislativa. Na justificativa da mensagem 8/2016, o governo, autor da propositura, busca resgatar a história e a cultura de Mato Grosso e dos estados de Mato Grosso do Sul e de Rondônia.

Nesse dia, os representantes dessas três unidades da federação terão a oportunidade de reviver de modo simbólico o momento da criação da primeira Capital mato-grossense – Vila Bela.

As solenidades e os atos oficiais, realizados nesse dia, devem resgatar a história da criação do município como capital. Os fatos históricos devem respeitar os primeiros habitantes, a colonização, as etnias, a cultura, a forma de governo e criação da capitania, as riquezas, ao momento histórico nacional e as tradições.

Na proposta, o governo define que para as festividades será formatada uma comissão organizadora, cujos membros não serão remunerados. O governo vai criar um canal eletrônico para receber contribuições e sugestões dos cidadãos. O evento poderá contar ainda com a integração dos Poderes Legislativo e Judiciário. Cada um com suas respectivas competências.

Além de resgate histórico, outra justificativa do governo para a criação dessa data é de os estados de Goiás, Bahia e Santa Catarina possuírem leis semelhantes. As despesas com a execução das festividades estarão definidas no orçamento previsto para o desenvolvimento de ações culturais, educativas e solenidades.

Vila Bela está a 540 quilômetros de Cuiabá. A população local está estimada em 15.138 mil habitantes. As principais atividades econômicas do município de Vila Bela baseiam-se na pecuária, com sistema de cria e recria. Ainda tem a agricultura e o extrativismo mineral.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui