Política

PROMESSAS

Publicado

em

A partir de janeiro,

Taques vai começar a

colocar em práticas

promessas eleitorais

 

CLICK NAS “PRINCIPAIS PROMESSAS”

E TENHA MELHOR VISIBILIDADE

Arte Gráfica: Mário Okamura

Governador eleito Pedro Taques prometeu investir em segmentos que considera prioridade para MT

Camila Cecílio

Eleito com 57,25% dos votos, o próximo governador de Mato Grosso, Pedro Taques (PDT), deverá priorizar algumas ações nas áreas da saúde, educação, segurança, programas sociais, desenvolvimento econômico e infraestrutura, conforme suas promessas de campanha e informações do plano de Governo. No primeiro segmento, por exemplo, o pedetista pretende reestruturar hospitais e construir outras unidades em Cuiabá, Barra do Garças e Tangará da Serra. Além disso, quer qualificar os profissionais e modernizar a gestão por meio do resgate da Escola de Saúde. 

A saúde foi um dos pontos mais criticados por Taques durante a campanha eleitoral. Em seu plano de Governo, ele explanou que essa é uma das áreas sociais mais importantes e classificou a atual situação como preocupante, tendo em vista o quadro geral da saúde da população e a ineficácia do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. Destacou ainda as elevadas taxas de incidência de doenças como hanseníase, tuberculose e leishmaniose. “Esta área deve envolver esforços e ações da administração pública e da iniciativa privada nas diferentes escalas e esferas de poder de maneira a proporcionar o melhor nível de oferta e de qualidade dos serviços de saúde e o desenvolvimento institucional do SUS”, afirma.

Davi Valle/Rdnews

Governador eleito Pedro Taques disse que vai investir principalmente em saúde

Na Educação, outra área fortemente criticada, o governador eleito quer implementar o modelo de educação integral, renovar o ensino médio e reformular os currículos escolares, construir o campus da Unemat na Capital e em Várzea Grande, além de redistribuir e reestruturar os cursos e desenvolver programas de acompanhamento escolar.

Contextualiza que a Educação mato-grossense apresenta índices preocupantes, especialmente no que se refere à população analfabeta, e nos altos índices de reprovação no Ensino Médio, conforme consta em seu plano de governo. Dados apresentados por Taques dão conta de que Mato Grosso ocupa o 17º lugar no ranking de analfabetismo, com cerca de 262 mil pessoas que não sabem ler e nem escrever, situação que o governador eleito pretende mudar.

Ainda em seu plano, Taques pontua que de uma lista de 18 crimes, 12 cresceram em números absolutos e em taxa por 100 mil habitantes, conforme o Anuário da Segurança Pública de 2013. As estatísticas revelam que crimes contra a vida e contra o patrimônio são recorrentes, principalmente em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Cáceres, Tangará da Serra, Confresa e Pontes e Lacerda.

Por conta disso, o pedetista quer retomar a Polícia Comunitária, aumentar e equipar as bases, modernizar armamentos, equipamentos e viaturas, integrar o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil. O futuro chefe do Executivo também assumiu o compromisso de realizar concurso público e reestruturar o setor. 

Em outros setores, como Programas Sociais e Desenvolvimento Econômico, quer a prevenção ao crime e reinserção de menores infratores e reeducandos no mercado de trabalho, e ainda simplificar a política tributária e rever os incentivos fiscais. Na Infraestrutura do Estado, Taques garante que concluirá as obras do MT Integrado e todas as voltadas para a Copa do Mundo que não conseguirão ser entregues pelo atual governador, Silval Barbosa (PMDB). 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile