spot_imgspot_img

PEDRO TAQUES E PREFEITOS

DIÁLOGO

Primeira reunião

com governo reúne

137 prefeitos no

Palácio Paiaguás

Taques dá prioridades aos municípios...
Taques dá prioridades aos municípios…

Folha Max

Prefeitos de 137 dos 141 municípios mato-grossenses se reuniram no Palácio Paiaguás com o governador Pedro Taques e secretários de Estado para discutir melhorias nas áreas prioritárias de saúde, segurança e pavimentação de estradas. Os gestores também debateram com o chefe do Executivo estadual e seu staff a forma ideal de destinação dos recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab).

Durante o encontro, os secretários de Estado de Fazenda (Sefaz-MT), Saúde (Ses-MT), Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) e Segurança Pública (Sesp-MT) falaram sobre a atual situação das pastas e o plano de ações para os próximos dias. O titular da Sinfra, Marcelo Duarte, por exemplo, anunciou a implantação do Programa Emergencial de Recuperação de Estradas, o Pró-Estradas, para sanar os problemas das rodovias pavimentadas e não pavimentadas do estado. 

Quanto às finanças, o secretário de Fazenda, Paulo Brustolin, ressaltou o atual momento crítico e que exige corte de gastos e lembrou que somente as dívidas de curto prazo são da ordem de, aproximadamente, R$ 230 milhões. Ele, por outro lado, informou ainda que foi elaborado um cronograma de pagamentos com o objetivo de dar clareza das datas de recebimento dos municípios. 

Já o secretário de Saúde, Marco Bertúlio, afirmou que cerca de R$ 34 milhões, referentes a pagamento de OSS, medicamentos, serviços contratualizados, UTIs, Hospitais Regionais e fundo a fundo do mês de dezembro, já começaram a ser efetuado. A perspectiva é a de que o montante total esteja nas contas dos municípios até a próxima sexta-feira (06.02). 

O governador Pedro Taques destacou a importância de reuniões como a esta, que contou com a presença de quase todos os prefeitos. “Ouvimos de verdade e com humildade. Sabemos das necessidades dos municípios e lembramos também que o Estado não vai bem, mas isso não é desculpa para que não possamos trabalhar firmemente para encontrar uma solução. O Estado de Mato Grosso não existe sem seus municípios, não adianta o Estado ir bem se os municípios não estão em boas condições”, disse. 

Para o prefeito de Conquista d’Oeste, Walmir Guse, o diálogo entre o município e o governo é essencial para a prestação de serviços públicos. “O município faz muitas coisas pelo governo. O cidadão procura o prefeito para cobrar asfalto, saúde, escola de qualidade. Então, essa parceria é muito importante”, ponderou.

Emival Gomes de Freitas, prefeito de Porto Alegre do Norte, também avaliou como positiva a reunião no Paiaguás. Segundo o gestor, os gargalos nas áreas essenciais são comuns a maioria dos municípios, por isso devem ser debatidos em conjunto com o governo, de modo a serem encontradas soluções definitivas que reflitam na qualidade de vida da população.

Get in Touch

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Related Articles

spot_img

Get in Touch

22,463FãsCurtir
2,941SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Latest Posts