Saúde

SAÚDE: Vereador Pastorello reforça campanha do Dezembro Vermelho de prevenção ao HIV e AIDS e outras ISTs

Publicado

em

Pastorello reforça que todo e qualquer cidadão deve fazer o teste, já que muitos podem estar contaminados sem saber. E que o diagnóstico precoce aumenta muito a chance de tratamentos com manutenção da qualidade de vida.

Servindo de exemplo, o vereador Cézare Pastorello (SD) esteve no Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Atendimento Especial de Cáceres, para fazer o teste rápido de Hepatite B, Hepatite C, Sífilis e HIV. O teste é gratuito e sigiloso.

“Eu vim fazer o teste rápido para servir de exemplo mesmo, para falar do que experimentei. A equipe do CTA/SAE é maravilhosa e acolhedora. Mesmo sabendo que sou doador de sangue regular, fez questão de me orientar e tranquilizar sobre todas as consequências do teste, oferecendo desde sempre todo o apoio necessário.

Sinceramente, eu me senti orgulhoso de morar em um Município que presta um serviço desse nível de qualidade” explica o vereador.

Dezembro vermelho

Pastorello também conversou com a equipe sobre os andamentos da campanha Dezembro Vermelho que foi instituída como forma de gerar mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

A ação objetiva, ainda, chamar a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

No Brasil, 92% das pessoas em tratamento já atingiram o estágio de estarem indetectáveis, ou seja, estado em que a pessoa não transmite o vírus e consegue manter a qualidade de vida sem manifestar os sintomas da Aids.

Essa conquista se deve ao fortalecimento das ações do Ministério da Saúde para ampliar a oferta do melhor tratamento disponível para o HIV, com a incorporação de medicamentos de primeira linha para tratar os pacientes.

Além disso, o SUS coloca à disposição da população as estratégias e tecnologias mais avançadas para a prevenção da infecção pelo vírus, como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós Exposição (PEP).

O movimento Dezembro Vermelho objetiva, ainda, conscientizar a todos a respeito das Infecções Sexualmente Transmissíveis, doenças causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de preservativo masculino ou feminino, com uma pessoa que esteja infectada.

O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções.

O atendimento, o diagnóstico e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.

Anúncio Patrocinado

Herpes genital, sífilis, gonorreia, tricomoníase, infecção pelo HIV, infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), hepatites virais B e C, infecção pelo vírus linfotrópico de células T humanas (HTLV), são alguns tipos de ISTs.

(com Biblioteca Virtual de Saúde – MS)

ASSESSORIA

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile