Polícia
SEGURANÇA NAS ESCOLAS: Proerd lança “Operação Paz na Escola Tolerância Zero” para conscientizar jovens sobre os perigos das drogas

Programa Proerd intensifica ações educativas e de prevenção às drogas e à violência no ambiente escolar, fortalecendo o compromisso com a segurança e o bem-estar dos estudantes

A Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT), por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), deu início à “Operação Paz na Escola Tolerância Zero”, na manhã desta quinta-feira (20), com uma solenidade realizada na Escola Estadual Tiradentes, em Cuiabá. O programa, instituído no Estado em 2000, já beneficiou mais de cinco milhões de pessoas desde sua criação.
A “Operação Paz na Escola e Tolerância Zero” tem como objetivo reforçar a presença policial nas proximidades das unidades escolares, além de promover ações preventivas contra o bullying, o tráfico de drogas e outras formas de criminalidade. O trabalho é realizado de forma conjunta com alunos, pais e a comunidade escolar, buscando promover a conscientização e a responsabilidade social.
A operação visa garantir que todos os estudantes, professores e funcionários possam desfrutar de um ambiente educacional pautado pelo respeito, inclusão e aprendizado, livres de qualquer manifestação de violência ou criminalidade.
De acordo com o coordenador estadual do Proerd, tenente-coronel Darwin Salgado Germano, o principal objetivo do programa é prevenir e combater o uso de drogas entre crianças e adolescentes, bem como reduzir a violência dentro e fora do ambiente escolar e familiar.
“O Proerd é um esforço colaborativo entre a Polícia Militar, as escolas e as famílias, com o intuito de preparar as crianças e jovens para que façam escolhas seguras e responsáveis em suas vidas. O projeto ainda busca implementar estratégias que formem bons cidadãos, capazes de resistir à oferta de drogas e ao apelo da violência”, destacou o tenente-coronel.
O cronograma de atividades do programa inclui ações educativas e orientações práticas sobre como lidar com a oferta de drogas e outras formas de violência. As aulas são ministradas por policiais militares capacitados, que utilizam materiais didáticos com foco em cidadania, resistência à pressão dos colegas, e as consequências do uso de drogas, além de técnicas de autocontrole para evitar a violência. O programa também enfatiza temas como o aumento da autoestima e estratégias de resistência ao bullying, entre outros conteúdos voltados para a valorização da vida.
“O material didático de apoio aborda tópicos como cidadania, maneiras de resistir às pressões dos colegas, as consequências do uso de substâncias ilícitas, o autocontrole diante da violência, técnicas de gerenciamento de estresse, promoção da autoestima e resistência ao bullying, entre outros aspectos que visam a valorização da vida”, detalhou.
O comandante da Diretoria de Ensino Instrução e Pesquisa da Polícia Militar (Deip), coronel Óttoni Cézar Castro Soares, ressaltou que a operação é um passo fundamental para fortalecer o compromisso da Polícia Militar com a segurança nas escolas, garantindo um ambiente de respeito e tranquilidade para todos os envolvidos no processo educativo.
“A segurança de nossos estudantes é uma prioridade. Queremos que nossas escolas sejam locais onde a educação seja a principal protagonista, e não a violência. O Proerd está comprometido em proporcionar momentos educativos e reflexivos, abordando os impactos do uso de substâncias e orientando sobre formas de prevenção e resistência à pressão social”, afirmou o coronel.
Desde sua implementação em Mato Grosso, o Proerd já realizou mais de cinco milhões de atendimentos e formou aproximadamente 400 mil crianças e adolescentes. Neste mesmo dia, o programa realiza palestras em diversas unidades escolares de Cuiabá e do interior do Estado.
DIA NACIONAL DE COMBATE ÀS DROGAS E ALCOOLISMO
O dia 20 de fevereiro é reconhecido como o “Dia Nacional do Combate às Drogas e ao Alcoolismo”. A data tem o objetivo de sensibilizar a população sobre os danos causados pelo consumo de álcool e drogas no organismo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso indevido de substâncias como álcool, cigarro e drogas é um problema de saúde pública de alcance internacional, afetando não apenas a saúde, mas também aspectos culturais, sociais, econômicos e políticos.
Jornal O Comunitário – Da Redação/Wellyngton Souza | PMMT
SEJA PARCEIRO DO JORNAL O COMUNITÁRIO – PIX 65998011615
