MOÇÃO DE APLAUSO: Homenagem à Tereza de Benguela

0
9

Moção-de-Aplauso

[dropcap]M[/dropcap]oção de aplauso às nobres e valorosas mulheres negras, escolhidas por representatividade nos diversos setores, classes e ofícios desempenhados no município de Cáceres, em comemoração alusiva ao dia 25 de julho dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana Caribenha e também dia Nacional de Tereza de Benguela.

 

Justificativa: É sabido por todos que mulheres, sobretudo as mulheres negras, vivem em situação de desigualdade social quando comparadas a homens (brancos e negros) e mulheres brancas.

 

À fim de ilustrar essa afirmação, os números do IBGE apontam que ser mulher negra no Brasil significa sofrer com uma intensa desigualdade, como no campo profissional por exemplo.

 

71% das mulheres negras estão em ocupações precárias e informais, contra 54% das mulheres brancas e 48% dos homens brancos. O salário médio da trabalhadora negra continua sendo a metade do salário da trabalhadora branca. Mesmo quando sua escolaridade é similar à escolaridade de uma mulher branca, a diferença salarial gira em torno de 40% a mais para esta.

 

No mês de julho, dia 25, é comemorado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha é também no Brasil o Dia de Tereza de Benguela, Uma liderança quilombola que viveu no século 18, companheira de José Piolho, que chefiava o Quilombo do Quariterê, nos arredores de Vila Bela da Santíssima Trindade, Mato Grosso.

 

A exemplo da Rainha Tereza de Benguela do Quilombo do Quariterê que nos propomos a homenagear essas mulheres negras que são exemplo de luta, persistência e resistência em nosso município de Cáceres-MT.

 

A Propositura é de autoria da Vereadora Mazéh.

 

 

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui