VEREADORA PROFª MAZÉH SILVA: PAUTAS DA AGRICULTURA FAMILIAR E DA PESCA ARTESANAL

0
4

cna

[dropcap]A [/dropcap]vereadora Profª Mazéh Silva (PT) apresentou na Câmara Municipal de Cáceres, neste mês de julho de 2021, duas indicações que visam organizar e fomentar a atividade profissional de trabalhadores e trabalhadoras da agricultura familiar e da pesca em nosso município. A parlamentar indica ao executivo a elaboração de Cadastro Municipal de Feirantes da Agricultura Familiar e também indica a implementação de cotas de vagas para mulheres trabalhadoras, agricultoras familiares e pescadoras nas feiras livres e mercados populares existentes no município de Cáceres, MT.

Agricultura familiar é toda forma de cultivo de terra que é administrada por uma família e emprega como mão de obra os membros da mesma. A produção de alimentos acontece em pequenas propriedades de terra e se destina a subsistência do produtor rural e ao mercado interno do país, ou seja, a agricultura familiar é a grande responsável pela produção de alimentos que abastecem a mesa dos munícipes de Cáceres.
A feira municipal de Cáceres ocorre as quintas-feiras e aos domingos, no espaço chamado “Praça da feira” que passará em breve por reforma, além do espaço do Mercado do Produtor, localizado no Bairro Rodeio.
Em nosso município existe uma diversificada gama de atividades agrícolas baseada na agricultura familiar, além da pesca artesanal propiciada pelo majestoso Rio Paraguai, que nos oferece belezas naturais e a biodiversidade do bioma Pantanal, no qual Cáceres está inserida.
Com a promoção das feiras e mercados populares, pescadoras e agricultoras comercializarão várias iguarias regionais, além de artesanato produzido por elas mesmas. Existe a garantia da comercialização de produtos de qualidade, vindos diretamente das comunidades da agricultura familiar e comunidades ribeirinhas, livres de agrotóxicos e outros produtos químicos, nocivos à saúde humana.
As beneficiárias poderão ainda ser contempladas com programas para capacitação em técnicas de manipulação de alimentos, processamento, embalagem e noções de mercado.Para participarem das feiras as expositoras precisarão ser pré-cadastradas e caracterizadas como participantes da Agricultura Familiar ou oriundas de comunidades ribeirinhas.
Entre os produtos a serem comercializados estão os da pesca artesanal, da agricultura familiar, agricultura orgânica, produtos agroecológicos, artesanato, variedades de comidas e bebidas típicas da região, de plantas e flores naturais.
A organização destes agricultores e agricultoras, pescadores e pescadoras, através de cadastro municipal tem por objetivo conhecer estes trabalhadores e suas produções a fim de que se formulem políticas públicas que venham a acolher as demandas destes trabalhadores rurais e trabalhadores da pesca em nosso município de Cáceres”, destaca a vereadora Mazéh Silva (PT).

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui