Conecte-se conosco

Política

STF forma maioria para condenar Roberto Jefferson a 9 anos de prisão

Publicado

em

Ex-deputado é responsabilizado por atentados contra os Poderes e crimes relacionados às eleições de 2022

Alexandre de Moraes é o relator – Foto: Arquivos/Adaptação: Celso Antunes

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para condenar Roberto Jefferson, ex-deputado federal, a 9 anos e um mês de prisão, além do pagamento de multa no valor de R$ 200 mil. Jefferson foi acusado por atentado contra o exercício dos Poderes, além de crimes de calúnia, homofobia e incitação ao crime. A decisão surge em resposta a ataques contra a democracia, incluindo violências ligadas à resistência ao resultado das eleições de 2022.

Jefferson está preso desde outubro de 2022, após resistir à prisão com 42 disparos contra agentes da Polícia Federal que cumpriam mandado em sua residência, no Rio de Janeiro. No ataque, dois policiais foram feridos por estilhaços. A ordem judicial foi expedida devido ao descumprimento de sua prisão domiciliar e à publicação de vídeos com ofensas à ministra Cármen Lúcia.

O relator, ministro Alexandre de Moraes, foi seguido pelos ministros Gilmar Mendes, Flávio Dino, Luís Roberto Barroso e Dias Toffoli. Contudo, Cristiano Zanin votou por pena reduzida, considerando prescritos os crimes de calúnia e incitação ao crime.

Então, diante dos fatos, o Supremo Tribunal Federal forma maioria para condenar Roberto Jefferson a 9 anos de prisão, destacando crimes contra a democracia e a resistência às eleições de 2022.

Jornal O Comunitário – Da Redação

SEJA PARCEIRO DO JORNAL O COMUNITÁRIO – PIX 65998011615

Anúncio Patrocinado

Política

Cidade