Os equipamentos modernos tem destinos a 11 Estados brasileiros
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve entregar 28.427 novas urnas eletrônicas aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de 11 Estados brasileiros neste mês de setembro. Os equipamentos são do modelo UE2022, fabricados neste ano 2023 com os recursos mais modernos já produzidos para a votação eletrônica no país.
As Eleições Municipais de 2024 vão marcar a estreia das novas máquinas. Ao todo, 219.998 novas urnas serão utilizadas no pleito do ano que vem. Desse total, 27.980 já foram produzidas, 26.496 foram entregues e outras 1,7 mil estão em trânsito.
A urna eletrônica tem uma vida útil de 10 anos (aproximadamente seis eleições). Logo, o próximo pleito contará não só com as novas urnas, mas também com as de modelos 2020, 2015, 2013 e, eventualmente, 2011. Os equipamentos de 2009 e de 2010 devem passar por um processo de descarte, conforme prevê o cronograma.
As novas urnas foram submetidas a diversos testes de qualidade nos protótipos, bem como a testes de resistência realizados pelo Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer. Os equipamentos também serão submetidos ao Teste Público de Segurança da Urna, instituído pelo TSE.
Previsão de entregas
As novas urnas serão entregues aos TREs dos seguintes Estados: Acre, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Rondônia, Roraima, Sergipe, São Paulo e Tocantins.
Sobre as novas urnas
As novas urnas eletrônicas contam com recursos mais modernos, como: Tela touchscreen de 10,1 polegadas, Sistema operacional Linux, Processador Intel Core i5, Memória RAM de 8 GB e Armazenamento de 128 GB.
As urnas também contam com um novo sistema de segurança, que inclui: Assinatura digital, Criptografia e Controle de acesso.
Testes de segurança
As novas urnas serão submetidas ao Teste Público de Segurança da Urna, instituído pelo TSE. O teste é aberto ao público e qualquer brasileiro pode participar.
Anúncio Patrocinado
O teste tem como objetivo avaliar a segurança e as funcionalidades das urnas eletrônicas. Os participantes podem testar os equipamentos e, se acharem necessário, apresentar propostas à Justiça Eleitoral.
Jornal O Comunitário – Redação/Conteúdo TSE/Adaptação
SEJA PARCEIRO DO JORNAL O COMUNITÁRIO – PIX 35277467149
Zezio Silva Dourado
7 de setembro de 2023 at 14:57
E o voto impresso e auditavel como vai ficar