Cidade
Vereadora Mazéh Indica que Autarquia Águas do Pantanal oriente Catadores de Recicláveis
Vereadora Mazéh Silva, do Partido dos Trabalhadores, apresentou em sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Cáceres, 4 proposituras sendo 2 indicações e 2 requerimento, sobre as seguintes pautas:
Indica a Autarquia Águas do Pantanal, oferta de orientação jurídica e técnica às Cooperativas e Associações de Catadores de Recicláveis, de Cáceres, para regulamentação de documentos referentes a Licença Ambiental das mesmas.
Em Cáceres os moradores contam com o serviço de Coleta Seletiva realizada pela Autarquia Águas do Pantanal. Neste processo também estão incluídas associações e cooperativas de Catadores, exemplo associação Cristo Vive e Cooperativa Cidade Limpa, entre outras.
Deste modo solicitamos a Autarquia Águas do Pantanal que ofereça a estas entidades apoio jurídico e técnico a fim de que os orientem no processo de Licenciamento Ambiental, passo importante para que essas associações e cooperativas trabalhem de forma regulamentada e dentro das legislações vigentes.
Indica à Coordenação de Esportes, Curso de Defesa pessoal para Mulheres e Meninas.
Através deste documento viemos de maneira muito respeitosa reiterar diante do Poder Executivo execução de indicação realizada em 2021 quanto a oferta de “CURSO DE DEFESA PESSOAL PARA MULHERES” o Indicação 306/2021, de autoria da vereadora Mazéh Silva-PT. Durante as aulas de defesa pessoal as mulheres aprendem como agir em situações perigosas e como prestarem atenção nos sinais de possíveis ataques. A prática das lutas também ajuda na agilidade, força, reflexo, resistência, raciocínio rápido, melhora também a autoconfiança e autocontrole, as técnicas auxiliam também a possibilidade de fuga de uma situação de ameaça.
Requer da Autarquia Águas do Pantanal, Informações sobre a interrupção de coleta de lixo em alguns bairros e ruas da cidade de Cáceres.
Através de ouvidoria popular o mandata da Vereadora Mazéh Silva recebeu inúmeras reclamações de cidadãos dizendo que a coleta de lixo não foi feita em suas residências, causando o acúmulo nas lixeiras e nas ruas. Atraindo animais como cachorros, gatos e até mesmos ratos que espalham esse material sujando as vias e podendo ser disseminador de doenças.
Requer da Secretaria Municipal de Assistência Social, Levantamento do número de crianças órfãs por suas mães terem sido vítimas de feminicídio no município de Cáceres/MT.
Grande parte das vítimas e testemunhas de violência não denunciam. E praticamente todos os feminicídios são resultado de um contexto de violência doméstica. Os órfãos do feminicídio são vítimas em várias perspectivas, a começar pelo que certamente viveram no lar de onde vieram. Homens deflagradores de violência doméstica também não costumam poupar os filhos ou enteados.
Em Cáceres não é diferente, tendo mulheres sendo assassinadas vítimas de feminicídio e crianças órfãs que não podem ficar desamparadas cabendo ao poder público municipal também atuar em defesa dessas crianças.