Cidade
Vereadores aprovaram por unanimidade o Reajuste Geral Anual (RGA) para os Servidores de Cáceres
Publicado
2 meses agoem
Por:
Celso Antunes
O RGA garante um reajuste de 4,77% aos servidores municipais de Cáceres, beneficiando diversas categorias profissionais

A Câmara de Cáceres aprovou, por unanimidade, o Reajuste Geral Anual (RGA) aos servidores municipais, no patamar de 4,77%. A votação ocorreu de forma célere, em sessão extraordinária realizada na noite desta quarta-feira (19/2).
A sessão estava lotada de servidores: professoras, enfermeiros e outros profissionais de diversas áreas de atuação no município, que comemoraram intensamente quando o projeto foi declarado aprovado pelo plenário da Casa de Leis.
O RGA foi deliberado por meio do Substitutivo ao Projeto de Lei Complementar 001/25, de autoria do Poder Executivo. A medida foi aprovada com a supressão de quatro artigos que, na avaliação do parlamento, “eram jabutis” e retiravam direitos dos servidores municipais.
Um desses artigos, por exemplo, não levava em consideração o tempo de serviço adquirido pelo trabalhador em regime jurídico distinto ao da prefeitura para fins de recebimento dos benefícios do Adicional por Tempo de Serviço (ATS) e licença especial.
Os artigos foram suprimidos pela Comissão de Constituição, Justiça, Trabalho e Redação (CCJ) da Casa de Leis, cujo parecer foi aprovado por unanimidade durante a sessão extraordinária. Antes de ser submetido à votação no plenário, o projeto do RGA também passou pela análise da Comissão de Economia, Finanças e Planejamento (EFP).
O presidente da Câmara, vereador Flávio Negação, parabenizou os demais parlamentares pela celeridade na aprovação de um projeto tão relevante, que “afeta a vida de muitas famílias cacerenses”.
A medida agora segue para a sanção da prefeita Eliene Liberato.
PEDIDO DE RETIRADA
A poucas horas do início da sessão, o parlamento foi surpreendido com um pedido de retirada do projeto da pauta de votação, feito pela prefeita Eliene Liberato.
O pedido foi registrado no sistema de protocolo online da Câmara às 17h36, por meio de um ofício endereçado ao presidente da Casa Legislativa, vereador Flávio Negação.
No documento, a prefeitura justificou que o projeto necessitava de ajustes devido à divergência de posicionamentos ocorrida durante a última sessão do Legislativo, realizada na segunda-feira (17/2). A chefe do Executivo também propôs a retirada do substitutivo, levando em consideração o posicionamento apresentado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SSPM), que defendia a aprovação do RGA sem a revogação de leis consideradas importantes pela entidade classista.
Entretanto, como o pedido de retirada foi protocolado a apenas uma hora e meia do início da sessão, ele foi indeferido pelo presidente da Câmara, por questões legais. “Nós indeferimos em razão do horário. Até às 15h ela [prefeita] poderia [fazer a retirada], mas como foi agora, às 17h30, vamos colocar o RGA em votação”, declarou o presidente, no início da sessão extraordinária.
CRÉDITO ADICIONAL
A sessão extraordinária também contou com a votação do projeto de crédito adicional especial no valor de R$ 795.200,00 à Secretaria Municipal de Assuntos Estratégicos.
De acordo com a prefeitura, autora do projeto, a medida tem como objetivo dar suporte orçamentário à transferência de recursos federais destinados à aquisição de cestas básicas, água mineral (galão de 20 litros) e combustível, para atender as famílias afetadas pelo longo período de estiagem e pela situação emergencial que ocorreu em Cáceres no ano passado.

A medida foi aprovada por unanimidade pelo parlamento cacerense, por meio do Projeto de Lei 001/2025.
FIQUE POR DENTRO
Os projetos aprovados durante a sessão extraordinária podem ser conferidos na íntegra por meio do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caceres.mt.leg.br/sessao/pauta-sessao/511/
Para quem não pôde acompanhar a sessão na Câmara, ela está disponível no Youtube, no canal oficial do Legislativo cacerense, por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=xvoM4OB_5PY
Jornal O Comunitário – Da Redação
SEJA PARCEIRO DO JORNAL O COMUNITÁRIO – PIX 65998011615

VEJA TAMBÉM
-
Pastorello apoia reajuste salarial para praças da PM e Bombeiros militares
-
Fiscalização no Hospital Regional de Cáceres reforça pressão por melhorias urgentes
-
ELIENE LIBERATO: A força e emoção de uma Prefeita que transforma Cáceres
-
Pastorello fortalece frente preventiva contra o fogo descontrolado no Pantanal
-
CAMPO SANTO: Pastorello denuncia situação do Cemitério São João Batista
-
Pastorello cobra indenização por gastos com transporte a agentes de saúde e de combate a endemias

Política

Com apoio da PM, Flávio Negação convoca audiência pública por justiça salarial aos militares estaduais

ENTREVISTA: Coragem para fiscalizar e compromisso com o povo: o que move Flávio Negação na política

Vereador que ouve, fiscaliza e transforma; coragem que nasce do compromisso com o povo

Pastorello fortalece frente preventiva contra o fogo descontrolado no Pantanal

Pastorello cobra indenização por gastos com transporte a agentes de saúde e de combate a endemias

Aos 100 dias de mandato, Pastorello é destaque na Câmara por intensa atuação parlamentar
Cidade

CAMPO SANTO: Pastorello denuncia situação do Cemitério São João Batista

Pastorello apresenta solução legal para retomada de obras paralisadas em Cáceres

Câmara de Cáceres reconhece José Wenceslau Júnior com título de Cidadão Cacerense em gesto de gratidão e memória

Prefeitura de Cáceres admite não cumprir exigências legais para alterar o Plano Diretor

Pastorello propõe união de forças para garantir decreto do Free Shop em Cáceres
