Cidade

Mauro Mendes planeja abrir mais 75 leitos de Unidades de Terapia Intensiva; Ele não cita Cáceres

Publicado

em

[dropcap]O [/dropcap]governador Mauro Mendes (DEM) afirmou na semana passada que a gestão continua com o trabalho sério para reduzir os impactos da covid-19 em Mato Grosso e que planeja abrir mais 75 leitos de Unidades de Terapia Intensiva nas próximas semanas.

“Além de todas as UTIs que já abrimos desde o início da pandemia, estamos com o planejamento para abrir nas próximas semanas mais 50 diretamente pelo Estado e articular a abertura de outras 25 em parceria com as prefeituras”.

Conforme Mendes, devem ser abertos mais 40 leitos de UTIs no Hospital Estadual Santa Casa, além de 10 leitos no Hospital Regional de Sinop e outros 25 não foram relevadas as cidades, mas serão em parceria com as Prefeituras.

“Temos trabalhado para abrir novos leitos, e faremos parceria com as Prefeituras. O governo pagando e as Prefeituras se responsabilizando em cuidar operacionalmente destas UTIs”, pontuou o governador.

Outra ação de combate à pandemia são as conversas visando uma compra direta da vacina contra a covid-19. Mato Grosso é um dos estados brasileiros que se movimentam para tentar adquirir o imunizante. Até o momento, o Estado recebeu pouco mais de 161 mil doses da Coronavac e da Astrazeneca.

“Enviei mais uma carta pedindo a possibilidade de compra de mais de 1,5 milhão de doses. Estamos na expectativa de alguns desses fornecedores, que têm vacinas aprovadas em diversos países e em diversos organizações internacionais de certificação, uma vez que, segundo a legislação, pode ser utilizado no Brasil. Mas, até agora, não conseguimos, ninguém conseguiu ter êxito neste sentido”, disse o governador.

O governo ainda iniciou um novo tipo de teste para detecção do novo coronavírus no Centro de Triagem instalado na Arena Pantanal.

“Substituímos os testes rápidos do Centro de Triagem Covid-19 por testes com pesquisa de antígenos, que são mais assertivos e ajudarão a fazer o devido encaminhamento às pessoas acometidas com a covid-19, evitando o agravamento dos quadros e consequentemente as internações”, pontuou o governador.

A nova modalidade é considerada mais efetiva pelos especialistas e ideal para o diagnóstico de pessoas com a covid-19, ao invés da análise do sangue, feita no teste rápido. De acordo com o governo, já foram comprados 100 mil testes que já começaram a ser realizados.

Anúncio Patrocinado

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile