Internacional

BASTA: Policia de San Matias é pressionada a deixar vergonhosa prática de “atropelos”

Publicado

em

Fortíssimas denúncias mostraram o quanto a Policia de San Matias se encontra manchada por atos corruptos – veja vídeo

Vereadora Presidente da Câmara lidera reunião – Foto: Celso Antunes

No plenário do Consulado de San Matias, na última sexta-feira, 15, a partir das 9h, aconteceu grande reunião para tratar, exclusivamente, dos atos de extorsões por parte da policia boliviana.

Num primeiro momento é válido dizer que a reunião foi bastante frutífera, com tratados e definições a serem executados. A sala chegou a ser pequena devido o bom número de participantes, não só autoridades, mas, também, os maiores interessados – que são os taxistas que sofrem as extorsões efetuadas pela policia de San Matias – conforme as denúncias registradas em Boletim de Ocorrências.

Autoridades Brasileiras-Cacerenses – Foto: Celso Antunes

Envergonhados e cansados de tanto vexame, os nativos muito bem recepcionou as autoridades cacerenses, entre elas, Professor Jardes Félix que atuou enquanto interprete; Jornalista Marcelo Cardoso; Motoristas; e Assessores Políticos, também, Vereador Gerônimo, Vereador Rubens Macedo, Vereador Flávio Negação, ainda, Polianna de Souza, que é Coordenadora do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento de Políticas Públicas para a População Migrante Apátrida e Refugiada – COMPAR – Cáceres, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social de Cáceres.

Após as falas de Rubens Macedo, Gerônimo e Polianna – o Vereador Flávio Negação, numa categoria que lhe é peculiar, entonação de voz precisa, explanou que chegou o momento de “tudo isso” acabar, sob pena de que San Matias pode ficar isolada, vez que muitas pessoas estão deixando de morar, visitar, sobremaneira, se aproximar da cidade, desde turistas, estudantes e fazendeiros. Negação discursou provocando a sensibilidade das autoridades e, sobretudo, dos policiais presentes, em especial o Comandante, que deve tomar as providências cabíveis, junto aos seus subordinados.

Registro em Ata – Foto: Celso Antunes

O Comandante da Policia – lá a escrita e a pronúncia são diferentes, vez que não se usa o acento tônico paroxítona na penúltima sílaba – ouviu bastante e prometeu agir de imediato, de posse de Investigações e Processo Administrativo. Assim, parece ser pouco, porém, garantiu que a reação vai ser no nível esperado, dizendo várias vezes que trata-se de algo “lamentável, lamentável”.

Em certo momento a reunião ficou calorosa, porque os taxistas, mesmo alguns atrasados, mas conseguiram lotar a sala e usaram o microfone à vontade, explanando suas indignações contra os policias.

Vídeo de melhores momentos da Reunião em San Matias – Por Celso Antunes/Colaboração: Jacinta Charupá

Por fim, os trabalhos das Autoridades bolivianas e cacerenses surtiram o efeito: registrado novos encontros e inúmeras ações a serem tomadas “pra ontem” para que não fiquem apenas no discurso. O Vereador Negação anunciou que em fevereiro de 2024, Cáceres sedia encontro de Autoridades na temática “Cidade Gêmeas”, “Comitê Intersetorial”, “Forças de Segurança”, enfim, “costumo dizer que o trabalho não pode parar, principalmente diante de um problema gigantesco como esse que se instaurou em San Matias, que é o ato de extorsão: as pessoas não podem vir para cá que são literalmente assaltadas na cara dura, portanto, vamos trabalhar para vencer esse mal”, enfatizou.

No mais, a saltenha não poderia faltar… delícia que marca, autentica a culinária de San Matias!

Jornal O Comunitário – Da Redação – Celso Antunes DRT 2074/MT

SEJA PARCEIRO DO JORNAL O COMUNITÁRIO – PIX 35277467149

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile