Cidade

Cáceres/MT pode receber recursos federais para cicloturismo

Publicado

em

Proposta do vereador Cézare Pastorello aponta possibilidade de investimentos do Ministério do Meio Ambiente

Foi aprovada pelos vereadores da Câmara Municipal de Cáceres, nesta segunda-feira, 30 de outubro, uma propositura do vereador Cézare Pastorello (PT) que aponta a possibilidade de investimentos do Ministério de Meio Ambiente em criação da infraestrutura para a prática de Cicloturismo na cidade.

O edital do MMA, lançado em outubro, tem valor inicial de R$ 2 milhões e prevê o repasse de até R$ 200 mil para cada projeto selecionado. As propostas devem ser enviadas até o dia 5 de novembro por meio da plataforma TransfereGov. Podem participar estados, municípios, Distrito Federal e consórcios públicos intermunicipais que atuem em áreas de interesse ambiental ou na promoção do turismo.

O cicloturismo é uma modalidade de turismo de natureza que consiste em viajar de bicicleta por diferentes paisagens e ecossistemas, conectando áreas verdes, Unidades de Conservação e corredores ecológicos. Além de trazer benefícios para o meio ambiente, a saúde, a economia e a cultura das regiões por onde passa, o cicloturismo também estimula o uso sustentável e saudável da bicicleta como meio de transporte.

Cáceres tem um grande potencial para o desenvolvimento do cicloturismo, pois possui uma rica biodiversidade e um patrimônio histórico-cultural reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade. A cidade é cortada pelo rio Paraguai, que forma o Pantanal Mato-Grossense, e abriga diversas espécies de fauna e flora. Além disso, Cáceres tem uma forte tradição ciclística, sendo conhecida como a capital das bicicletas.

O vereador argumenta que Cáceres já possui diversas rotas de cicloturismo, como Piraputanga, Tarumã, Boi Morto, entre outras, mas que precisam de infraestrutura adequada.

O projeto que deve ser elaborado e enviado pela prefeitura municipal teria como objetivo melhorar as rotas existentes ou criar novas rotas, bem como elaborar ou aperfeiçoar um plano de comunicação para divulgar as rotas e atrair visitantes. O projeto também incluiria a aquisição de equipamentos e a contratação de serviços necessários para a execução das atividades.

Segundo o secretário nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do MMA, Adalberto Maluf, o ministério quer estimular a conexão das pessoas com a natureza e quer estimular oportunidades para a geração de empregos e novos negócios com o uso sustentável das riquezas ambientais do país. Ele afirma que o cicloturismo é uma importante ferramenta para ampliar as infraestruturas verdes, aproximar a população dos corredores ecológicos e das áreas verdes, e assim, conscientizar a população da importância da preservação do meio ambiente e da prática de esportes ao ar livre.

A propositura pode ser lida aqui:
https://sapl.caceres.mt.leg.br/media/sapl/public/materialegislativa/2023/7411/i_-_2022_55_-_eliene_-_cicloturismo_mma_-_com_anexo_1.pdf

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile