Educação

CULTURA: Projeto em escolas do Mato Grosso estimula o empreendedorismo por meio da Arte

Publicado

em

Alunos e professores da rede pública de ensino do Mato Grosso participam de ações que valorizam a cultura

Entre os dias 23 e 30 de maio de 2023, o Projeto PIE Empreendedorismo é Arte realiza palestras e oficinas em escolas públicas brasileiras. Com passagem pelas cidades de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis, no Mato Grosso, a ação impacta cerca de 2 mil alunos e 500 professores da rede pública de ensino, que se tornam multiplicadores do conhecimento e levam as práticas culturais para dentro das salas de aula.

Desenvolvido pela Cultura Ambiental Produções, empresa especializada em projetos culturais, o programa tem como objetivo promover o empreendedorismo e a valorização da cultura nas áreas das Artes Cênicas. “Esta é uma oportunidade única para estudantes, educadores e profissionais do campo das artes cênicas terem acesso a capacitação gratuita e de qualidade, contribuindo para o fortalecimento do setor cultural e o desenvolvimento humano e social das comunidades envolvidas”, afirma Igor Furniel, CEO da Cultura Ambiental Produções.

O projeto é realizado por meio da Lei de Incentivo Fiscal, que possibilita a captação de recursos junto a empresas e instituições que desejam investir em ações culturais. Esses recursos são direcionados para a realização de workshops e palestras gratuitas, proporcionando acesso e formação a um grande número de estudantes e educadores.

Os workshops abordam diversos temas relacionados à produção cultural nas artes cênicas, como elaboração de projetos, captação e gestão de recursos, marketing cultural, produção executiva, elaboração de propostas, entre outros. Serão atividades práticas e dinâmicas, que visam capacitar os participantes para o mercado cultural, estimulando o empreendedorismo e o desenvolvimento de habilidades gerenciais e criativas.Também são promovidas discussões acerca do papel da arte na formação do indivíduo, a relação entre a cultura e a economia, o impacto da arte na sociedade e a valorização do patrimônio cultural local.

Promovendo a inclusão, o projeto conta com algumas ações de acessibilidade para pessoas com deficiência. Por isso, as apresentações contam com a presença de intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais), garantindo a inclusão de pessoas com deficiência auditiva. Além disso, as cartilhas com informações sobre o projeto e a programação estão disponíveis em Braille, possibilitando o acesso de pessoas com deficiência visual.

Assessoria

SEJA PARCEIRO DO JORNAL O COMUNITÁRIO – PIX 35277467149

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile