Política

ELEIÇÕES 2024: Prefeita enfrenta dificuldades para montar chapa de vereadores

Publicado

em

“Resistência no propósito de filiar lideranças interessadas em disputar o pleito eleitoral”

Prefeita Eliene Liberato Dias (PSB) – na articulação política para montar “Chapa de Vereadores” – Arquivo

A prefeita Eliene Liberato Dias (PSB) enfrenta dificuldades para montar uma chapa de candidaturas a vereador, mesmo com a abertura da chamada janela, período em que detentores de cargos eletivos podem trocar de partido sem perder o mandato. Faltando seis meses para a eleição, marcada para o dia 6 de outubro, o PSB – Partido Socialista Brasileiro -, liderado pela prefeita Eliene Liberato Dias, candidata à reeleição, enfrenta resistência no propósito de filiar lideranças interessadas em disputar o pleito eleitoral.

Historicamente, esse é um dilema enfrentado pelos chefes do Executivo cacerense. Em 2008, o então prefeito Ricardo Henry só conseguiu 9 candidatos a vereador pelo PP – Partido Progressista -, sigla pela qual disputou a reeleição. Por conta disso, o então vereador Célio Silva (já falecido) ficou na primeira suplência, mesmo tendo ultrapassado mil votos. Em 2012, o então prefeito Túlio Fontes conseguiu lançar apenas quatro candidatos a vereador pelo DEM – Democratas -. Como resultado, o partido ficou longe de atingir o quociente eleitoral para garantir legenda e, consequentemente, uma cadeira no Legislativo cacerense.

Já em 2016, foi a vez do então prefeito Francis Maris Cruz -PSDB – enfrentar esse drama histórico. Naquela eleição, devido à falta de candidatos, a sigla tucana conseguiu eleger apenas um vereador. Na eleição anterior, em 2012, o PSDB tinha eleito três parlamentares.

Assim como aconteceu com os ex-prefeitos Ricardo Henry, Túlio Fontes e Francis Maris, a atual prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias, pode ver seu partido perder representatividade na Câmara Municipal devido ao pequeno número de candidaturas. Em 2020, a sigla elegeu dois vereadores. Outra semelhança com a situação vivida pelos ex-prefeitos é o fato de que os ocupantes de cargos comissionados não demonstram disposição para se descompatibilizar das funções para disputar a eleição e, consequentemente, ajudar a fechar a chapa na eleição proporcional.

O PSB atualmente conta com três vereadores, sendo eles Manga Rosa, Professor Domingos e Valdeníria Dutra Ferreira. A Fonte do Jornal O Comunitário revela que dois desses parlamentares já estão conversando com outras siglas, o que pode representar o desembarque da sigla socialista até a meia-noite do dia 5 de abril, data limite para filiação partidária de quem deseja disputar a eleição de outubro.

Jornal O Comunitário – Da Redação

SEJA PARCEIRO DO JORNAL O COMUNITÁRIO – PIX 35277467149

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile