Nacional

Irajá Lacerda no “Conselho Nacional de ZPEs”: Avanço para Cáceres

Publicado

em

Industrialização é a chave para o futuro da cidade e da região oeste

Irajá Lacerda no Conselho Nacional de ZPEs Avanço para Cáceres

A industrialização desponta como a solução viável para Cáceres, oferecendo aos seus moradores, dignidade, formação familiar e um ambiente saudável. A criação de uma Zona de Processamento e Exportação (ZPE) é um anseio antigo, capaz de promover a industrialização não só da cidade, mas de toda a região.

No Brasil, exportações são incentivadas por meio de diversos benefícios tributários. Entretanto, as ZPEs apresentam um diferencial: empresas com CNPJ estabelecido nessas áreas são isentas de impostos tanto sobre importações quanto na aquisição de insumos e maquinário para suas unidades industriais, proporcionando uma vantagem competitiva significativa. Além disso, a proximidade das indústrias com os portos reduz custos logísticos e prazos de entrega, um fator super importante na competitividade global.

A construção de uma indústria exige investimentos elevados, sendo necessária uma análise detalhada de sua viabilidade econômica para atrair investidores. Nesse contexto, a Rota Rondon se revela fundamental para a ZPE de Cáceres. Atualmente, Cáceres e Vila Bela da Santíssima Trindade são os municípios de Mato Grosso mais próximos da China, o maior consumidor dos produtos agrícolas brasileiros. A Rota Rondon posiciona Cáceres como um polo atrativo para empresas globais, por ser o ponto mais próximo do mercado andino.

Desde que Irajá Lacerda assumiu a Secretaria Executiva do Ministério da Agricultura, trabalha estrategicamente para resolver as questões essenciais à viabilização econômica da região. Após um ano e meio de dedicação intensa, os resultados começam a aparecer. Com um perfil executivo e solucionador de problemas, Irajá é um dos secretários executivos mais ativos e respeitados da Esplanada dos Ministérios.

No dia 22 de julho, ele foi nomeado pelo Ministro Carlos Fávaro para representar o Ministério da Agricultura no Conselho Nacional de ZPEs, ao lado de outros ministérios vitais para a economia, como Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; Fazenda; Integração e Desenvolvimento Regional; Meio Ambiente e Mudança do Clima; Planejamento e Orçamento; Portos e Aeroportos; e Transportes.

As iniciativas de Irajá, incluindo a Rota Rondon e a ZPE, não só beneficiaram Cáceres e região, mas também impulsionaram o desenvolvimento de todas as zonas de processamento do país. A antecipação da reunião do conselho, graças a essas ações estratégicas, permitirá a instalação das primeiras indústrias na ZPE de Cáceres, além de outras pautas importantes para as ZPEs no Brasil.

O impacto do trabalho de Irajá Lacerda é inegável. Ele reposicionou Cáceres no centro da economia nacional, mostrando que a cidade é vital para o Brasil e o mundo, merecendo reconhecimento. “Tenho como objetivo primordial democratizar a riqueza do nosso estado e realizar o sonho de uma região próspera para todos. Agradeço profundamente o apoio e confiança da população da minha região”, afirmou Irajá.

A industrialização é imperativa para Cáceres. Com a ZPE e a Rota Rondon, a cidade se prepara para um futuro promissor, onde a geração de empregos e o fortalecimento da economia local resultam em um desenvolvimento sustentável e inclusivo, beneficiando toda a região e posicionando Cáceres no mapa global da indústria e do agronegócio.

Jornal O Comunitário – Da Redação/Assessoria

SEJA PARCEIRO DO JORNAL O COMUNITÁRIO – PIX 35277467149 OU PIX 65996108183

Anúncio Patrocinado

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile