Política

Ministério liderado por Alckmin inicia trabalhos da ZPE de Cáceres

Publicado

em

A conquista histórica trará desenvolvimento econômico e novas oportunidades para a região, após mais de 30 anos de espera

A iniciativa, articulada por Irajá Lacerda, trará avanços significativos para o agronegócio e desenvolvimento regional – Foto: Assessoria

Após décadas de espera, a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres finalmente recebeu a aprovação para iniciar suas operações. Liderado pelo Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) anunciou essa conquista histórica, que promete revolucionar a economia da região.

Em reunião decisiva, Irajá Lacerda, Secretário Executivo do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), discutiu com Alckmin a importância estratégica da Rota Rondon para o agronegócio. Lacerda ressaltou que a integração latino-americana, facilitada pelo projeto, reduzirá em 40% o tempo de entrega da produção agrícola e em 25% os custos logísticos para o mercado asiático. Além disso, a diminuição dos custos de insumos agrícolas tornará o agronegócio brasileiro muito mais competitivo, abrindo novas oportunidades de negócio e desenvolvimento para a região de fronteira do Estado de Mato Grosso.

O Ministro da Carreira Diplomática, João Carlos Parkinson de Castro, também teve papel importante no sucesso do projeto Rota Rondon. Com mais de 10 anos de atuação no tema dos Corredores Bioceânicos, Parkinson acompanhou todos os modais de transporte relacionados à logística do Brasil com seus vizinhos sul-americanos, garantindo que o projeto se alinhasse aos objetivos de integração e desenvolvimento regional.

Irajá Lacerda comemorou a aprovação da ZPE com entusiasmo. “É com grande alegria que anunciamos a aprovação da abertura da ZPE em Cáceres. Após muita luta e uma soma de esforços, com o apoio do Ministro Carlos Fávaro e do Vice-Presidente Geraldo Alckmin, conseguimos essa conquista. Fizemos uma reunião solicitando a vistoria e hoje recebemos a notícia da aprovação. Este é um sonho realizado para todos os cacerenses, que trará empregos, renda e oportunidades para o nosso estado,” declarou Lacerda.

A criação da ZPE em Cáceres é uma resposta contundente aos incrédulos que duvidavam de sua viabilidade. Por mais de 30 anos, a população aguardava por essa aprovação, e a determinação de Irajá Lacerda em acreditar na possibilidade foi fundamental. A implementação da Rota Rondon, resultado de intensas articulações políticas e reuniões estratégicas, incluindo com o Presidente da Bolívia, foi extremamente importante para viabilizar este projeto.

Lacerda fez questão de agradecer ao Governo Federal, destacando o apoio incondicional do Ministro Carlos Fávaro e do Vice-Presidente Geraldo Alckmin. “Agradeço ao Governo Federal, aos Ministros Carlos Fávaro e ao Vice-Presidente Geraldo Alckmin por todo o apoio,” finalizou Irajá Lacerda.

A ZPE de Cáceres promete ser um divisor de águas para a região, trazendo desenvolvimento econômico e novas oportunidades. A conquista é um marco não apenas para os cacerenses, mas para todo o estado de Mato Grosso, que vê agora uma nova era de prosperidade se desenhando.

Jornal O Comunitário – Da Redação

SEJA PARCEIRO DO JORNAL O COMUNITÁRIO – PIX 35277467149 OU PIX 65996108183

Anúncio Patrocinado

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile