Política

Prefeita enfrenta dificuldades para definir vice e consolidar apoios

Publicado

em

Eliene Liberato Dias busca reeleição, mas enfrenta resistência de partidos por falta de cumprimento de promessas anteriores

Eliene deve anunciar seu vice-prefeito, dia 5 – Arquivo/Adaptação/Reprodução: Celso Antunes

A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias, caminha para a convenção marcada para segunda-feira, 5 de agosto, sem uma definição clara sobre quem será seu vice na chapa pela reeleição. A liderança do PSB, seu partido, ainda busca uma decisão consensual entre as lideranças e representantes dos partidos aliados, incluindo Republicanos e União Brasil.

“No entanto, as negociações têm encontrado resistência, principalmente no Republicanos, uma vez que o ex-reitor Taisir Karim é taxativo em dizer que é pré-candidato e tem o apoio do grupo, em especial do articulador Luizinho Dito Gato. “Somos pré-candidato para concorrer ao executivo, enquanto prefeito”, enfatiza.

Instabilidade

O partido Podemos, liderado por Cláudio Henrique, secretário de Turismo e um dos principais articuladores da campanha de reeleição da prefeita Eliene, mexe o tabuleiro para garantir uma das 15 cadeiras da Câmara Municipal de Cáceres, tendo como certa a eleição de Vítor Miguel, ex-secretário de Saúde, com isso, vem provocando instabilidade, ou melhor, desconforto na construção do grupo. É notório que o Podemos tem participação na aliança de Eliene, porém, ainda, precisa definir seus candidatos à vereança.

No mais, a tentativa de expandir o arco de alianças, dialogando com partidos como o PP e a federação PT/PV/PCdoB, tem se mostrado infrutífera. A federação, em particular, já deu sinais de que não pretende apoiar Eliene, principalmente devido ao histórico de promessas não cumpridas por parte da prefeita.

A insatisfação é tão grande que a vereadora Mazé, uma figura influente dentro do PT, que busca a reeleição, estaria considerando deixar o partido caso este apoie Eliene, enquanto Juliano Cardoso, do PV, e o PSDB/Cidadania já se alinham com Dr. Sérgio Arruda, do PP. Também Valdir Andrade de Lima, baluarte do movimento comunitário, presidente do AGIR, e o Solidariedade, liderado pelo professor/jornalista Celso Antunes, mostram-se perfilados com Dr. Sérgio Arruda, deixando Eliene com poucas opções.

Apesar das dificuldades, a possibilidade de repetir a chapa vitoriosa de 2020, com Odenilson José como vice, ainda está em aberto. Contudo, a falta de honrar compromissos e acordos políticos nas eleições passadas tem cobrado seu preço, ao ponto de ver seus adversários formando coligações de oposição – consolidadas -, pelo ex-prefeito Francis Maris Cruz, do PL, e pelo cardiologista Dr. Sérgio Arruda, do PP.

Neste cenário, Eliene enfrenta o desafio de superar as barreiras que ela mesma ajudou a construir, buscando uma saída que garanta sua viabilidade eleitoral e a manutenção do poder em Cáceres.

Jornal O Comunitário – Da Redação

SEJA PARCEIRO DO JORNAL O COMUNITÁRIO – PIX 35277467149 OU PIX 65996108183

Anúncio Patrocinado

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile