Cidade

Prefeitura inicia Campanha de Prevenção e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais, em Cáceres/MT

Publicado

em

“Queimada é Crime! Quando a Natureza sufoca, quem não respira é você”

Secretário de Governo, Professor Domingos e a Coordenadora de Defesa Civil, Andrelina Magaly – Foto: Assessoria

POR CELSO ANTUNES DRT 2074/MT

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Cáceres, sob Coordenação de Andrelina Magaly da Silva – atua em ações preventivas, socorro assistencial e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar desastres, sejam eles de causa natural ou não, conforme atribuições previstas na Lei Federal nº 12.608 de 10 de abril de 2012.

Nesse sentido, a Coordenadoria se posiciona em atenção redobrada, em especial nesta época, fundamentada no histórico de que, nos anos anteriores, Cáceres teve a maior seca dos últimos setenta anos.

A partir de julho, até setembro, um pouco mais, perto de outubro – o tempo, ou seja, a seca se apresenta de modo crescente, facilitando queimadas em diferentes locais do município. Contudo é para esse problema que a Defesa Civil existe: de modo aguerrida combate às queimadas, que em certo momento é ocasionada pelo Homem.

Segundo a Coordenadora Municipal da Defesa Civil, Andrelina Magaly da Silva – “as pessoas carecem de maior sensibilidade para com o problema, ou seja, necessário se faz entender que as queimadas são prejudiciais em todos os sentidos. O calor aumenta consideravelmente, ao passo que a fumaça domina o oxigênio, dificultando a respiração, sobremaneira, levando à morte”, alerta.

A Defensora levanta a voz, acrescentando que “as queimadas proporcionam altos prejuízos em diferentes aspectos, em destaque – econômicos.

O fogo, antes de tudo – é destrutivo: por onde passa, mata o que encontra! As primeiras vítimas, obviamente: o belo da flora, o bucólico desaparece, assim, vão juntos – os bichos, os insetos, os animais. Em algumas das vezes, a queimada mata o Homem.

Sala Nobre lotada, união contra a queimada – Assessoria

Neste ano de 2023, a Prefeitura aumentou a força de combate. Melhor estruturada e com vários Parceiros, entre eles: Grupo Juba Supermercado, Grupo Cometa, Grupo Nelore Grendene, Seeg Fibras e TRC Floresteca. Na força, também, Ministério Público, Corpo de Bombeiros, Juvan, Polícia Ambiental, Marinha do Brasil, Exército e Sindicato Rural.

Além desse aparato humano, a Defesa Civil já começou a divulgação via internet, Imprensa, publicidade de modo geral, no caso 8 out-door em pontos estratégicos. Tudo isso para chamar a atenção da população, da pessoa, de você leitor, para que se una em prol dessa causa que favorece a todos.

HISTÓRICO

Em 2021 e 2022, a Campanha Educativa de Prevenção e Conscientização no Combate a Queimadas e Incêndios Florestal – realizada pela Prefeitura, através da Coordenadoria de Defesa Civil e Parceiros de Empresas Privadas, e órgãos: Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Juvan, Polícia Ambiental e outros que engajaram neste Projeto de grande valia.

Conforme dados fornecidos pelo Monitor de Seca da Defesa Civil Estadual e Corpo de Bombeiros, ano de 2022, em Cáceres, “houve redução de 87% de focos de queimadas e incêndios florestais, então, assim, nos preparamos para que não seja necessário lançar Decreto de Situação de Emergência por queimadas e incêndios florestais (COBRADE)”, diz.

Anúncio Patrocinado

Ano 2023, eis que a Prefeitura de Cáceres, ainda, a Coordenadoria de Defesa Civil, também, Parceiros – imbuídos – lançaram a “Campanha de Prevenção e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais”, numa solenidade simples no gabinete, ou melhor, Sala Nobre de Reunião do COC.

Os presentes avalisaram o tema “Queimada é Crime! Quando a Natureza sufoca, quem não respira é você”, embasada na Lei nº 9.605/1998.

Portanto, os trabalhos dos representantes políticos, dos parceiros, entre outros envolvidos, reitera o alerta, o convite de que você venha participar desse gigantesco projeto em favor da vida.

SEJA PARCEIRO DO JORNAL O COMUNITÁRIO – PIX 35277467149

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile