Cidade

PRESERVAÇÃO

Publicado

em

Projeto de Lei nº 14 pede

Tombamento de Figueira

Celso Antunes – O Vereador Sebastião Pinheiro Duarte lança Projeto de Lei que ´´Dispõe sobre o tombamento histórico da figueira localizada no eixo da rua Dom Aquino, próximo à Cadeia Feminina, nesta cidade´´. A ideia é ´´para fins de englobação do Patrimônio Ecológico Exclusivo do Município, defeso que se proceda qualquer alteração de iniciativa humana à figueira´´.

O Projeto traz a justificativa de que ´´há diversos relatos sobre a Figueira centenária da rua Dom Aquino; muitos moradores que ali residiam contam suas estórias de assombrações, muitos relatam que já viram, outros dizem que são apenas contos pitorescos. Os contos, causos e lendas tornam-se elementos principais para a cultura e turismo de Cáceres. A Figueira não só tem importância pelos causos, contos e lendas da imaginação do povo cacerense, têm grande relevância ambiental, pois seu tronco e galhos servem de abrigos a animais e aves que a utilizam como dormitório. Segundo relatos de moradores de Cáceres a Figueira foi plantada na década de 1968 no quintal da dona de casa Marcida da Silva Neves, que hoje está localizada no meio da rua Dom Aquino, alguns outros relatos confirmam que a Figueira é secular. A Ficus elastica é uma morácea tropical, possui 10 metros de altura, suas folhas chegam a medir 35 cm de comprimento e 15 cm de largura, seu tronco curto e grosso chegando a medir 2 metros de diâmetro, sua copa apresenta ramos que se desenvolvem obliquamente do tronco principal, seu tronco é liso, e apresenta raízes aéreas, características de que a região já foi alagada. Atualmente a Figueira encontra-se coberta de lixo causando poluição visual de quem trafega diariamente na região, tal descaso para com a mesma demonstra a ausência de sensibilização para com o patrimônio natural. Deste modo torna-se indispensável realizar seu tombamento para que ocorram iniciativas ligadas ao turismo, cultura, educação, dentre outros segmentos que contribuam com sua preservação´´.

ATITUDE

O Comunitário esteve no local e constatou que o Projeto de Lei tem grande relevância numa preocupação primeira por parte de aproximadamente 150 assinaturas de Abaixo Assinado. 

VEREADOR CABO PINHEIRO, BASTANTE INTERESSADO PELA MELHORIA DAQUELE LUGAR…

O Vereador acatou e fez Indicação de Projeto de Lei. No mais o que falta de verdade a todos os envolvidos neste Projeto: a atitude de mudar o visual daquela via – é possível ver pela foto o quanto pode melhorar esse Projeto como um todo. Vejamos os pontos em que ainda mais possa dignificar o Projeto.

A própria Figueira pode receber uma poda, ganhar grande faxina em sua totalidade. O canteiro, se é que pode ser chamado de canteiro, ser capinado, gramado, flores e iluminação. Se é um projeto que seja Projeto maiúsculo e não no superficial.

Isso pode ter início através dos próprios moradores que reivindicaram o Projeto; que justifiquem o Abaixo Assinado, sendo voluntários de tamanha propositura.

Se o Projeto é de cunho folclórico, turístico que se faça por onde. Veja a foto e construa mentalmente: canteiro central e dois nas laterais, nos muros, tudo muito bem arranjado com grama, flores… muito bonito, não?!

Porém, atualmente, uma vergonha, tomado pela sujeira…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile