Internacional
Lula na verdade morreu e foi substituído? Entenda a teoria
Publicado
2 anos agoem
Por:
Celso Antunes
Lula está vivo e atuando na transição de governo em Brasília. A teoria da conspiração surgiu após o resultado do segundo turno das eleições.

Após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições presidenciais, informações falsas a respeito do presidente eleito passaram a ser compartilhadas. Nas redes sociais, as publicações colocam em dúvida até mesmo se Lula está vivo.
Uma teoria da conspiração divulgada afirma que o presidente eleito morreu e foi substituído, pois o “sósia” possui cinco dedos na mão esquerda, quando Lula tem, na verdade, apenas quatro.
Lula está vivo e atuando na transição de governo em Brasília
A teoria da conspiração surgiu após o resultado do segundo turno das eleições. Logo após a vitória, Lula viajou de férias com sua esposa Janja para a Bahia. O presidente eleito retornou a São Paulo após uma semana, no dia 5 de novembro.
Dessa forma, durante o período, foram divulgadas falsas informações e mentiras a respeito de que o presidente havia morrido na Bahia após passar mal. Lula foi, de fato, internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, no dia 20 de novembro.
A internação aconteceu para a retirada de leucoplasia da prega vocal esquerda, de acordo com o boletim médico. O presidente eleito teve alta às 7h45 do dia seguinte.
Político e pastor estão propagando as informações falsas
O vice-prefeito de Angra dos Reis, Christiano Alvernaz (Republicanos), é um dos responsáveis por propagar as informações inverídicas. Na última sexta-feira (25), o vice-prefeito publicou um vídeo de aproximadamente 7 minutos justificando as hipóteses da teoria conspiratória sobre Lula.
“É uma notícia que está começando a ganhar diversos veículos de comunicação. É óbvio que a grande mídia é a antítese disso, fala o contrário. Aliás, tenta mostrar alguma coisa contrária”, afirmou.
Alvernaz disse, ainda, que “a pessoa que hoje aparece nos noticiários” não é o “nove dedos”. O vice-prefeito ainda afirma que os restos mortais de Lula estariam no sexto andar do Sírio-Libanês. Bolsonaristas chamam Lula de “nine” ou “nove dedos”, de forma pejorativa.
Assim, o pastor Sandro Rocha, da Igreja Porto de Cristo, também tem ajudado a divulgar as informações falsas. Em vídeo compartilhado no TikTok, o pastor afirma, a partir da posição dos olhos, que Lula foi substituído. Dessa forma, a justificativa de Rocha é que o substituto está usando uma máscara.
Do mesmo modo, em outras publicações divulgadas, os internautas questionam a quantidade de dedos do presidente Lula em uma foto com Janja. A imagem foi tirada em frente a um espelho, ou seja, a foto está invertida.
Na imagem, o petista aparece com cinco dedos. Contudo, Janja publicou a foto em 2021, quando o presidente eleito e ela ainda não eram casados. Dessa forma, utilizavam a aliança na mão direita.

POR ADRIANA ALBUQUERQUE – SCD

VEJA TAMBÉM
-
AGRO: Carlos Fávaro pode deixar o Ministério da Agricultura após polêmica sobre o Plano Safra
-
Bolsonaro supera Lula em segundo turno, aponta pesquisa
-
Aprovação de Lula cai a 42% e desaprovação sobe a 55%, aponta Paraná Pesquisas
-
Bolsonaro se encontra com oposição após denúncia da PGR
-
Bolsonaro enfrenta acusação de tentativa de golpe; o que esperar do processo no STF
-
Lula deseja sucesso ao novo mandato de Trump e reafirma parcerias entre Brasil e EUA

Política

Aos 100 dias de mandato, Pastorello é destaque na Câmara por intensa atuação parlamentar

Cáceres no rumo do progresso: evento político reúne lideranças e anuncia projetos sociais

Manga Rosa deve assumir presidência da CCJ após decisão da Justiça que anula composição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Cáceres

Cáceres marca a história com o início do AgroMaker, revolucionando o campo e a juventude rural!

Pastorello propõe novo PAC para garantir CAPS-AD em Cáceres, MT

Tensão marca sessão na Câmara de Cáceres: Franco Valério e Negação em confronto sobre Código de Ética
Cidade

Pastorello apresenta solução legal para retomada de obras paralisadas em Cáceres

Câmara de Cáceres reconhece José Wenceslau Júnior com título de Cidadão Cacerense em gesto de gratidão e memória

Prefeitura de Cáceres admite não cumprir exigências legais para alterar o Plano Diretor

Pastorello propõe união de forças para garantir decreto do Free Shop em Cáceres

Vereador Flávio Negação propõe critérios técnicos para nomeação de secretários em Cáceres
