Manchete
Deputado Dr. Leonardo anuncia cursos para 200 mil Agentes de Saúde
Publicado
3 anos agoem
Por:
Celso Antunes
Opresidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate às Endemias (ACS e ACE), deputado federal Dr. Leonardo (Solidariedade-MT), e o secretário Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde, Hélio Angotti, anunciaram ontem, quinta-feira (10/03) cursos técnicos inéditos para a formação dos ACS e ACE do Governo Federal.
Dr. Leonardo e secretário Dr. Hélio repassaram detalhes sobre a importância dos cursos. Eles explicaram que as capacitações representam uma grande valorização dessas carreiras profissionais.
“É o maior curso de capacitação da América Latina. É uma grande oportunidade para qualificarmos ainda mais os nossos profissionais de saúde, que já trabalham diretamente nas comunidades carentes. Quem ganha é o Brasil e a saúde de todos os brasileiros que serão atendidos por profissionais valorizados. É uma forma efetiva e prática de fazer saúde envolvendo um atendimento humanizado”, declarou o deputado Dr. Leonardo.
200 MIL VAGAS
Hélio Angotti explicou que serão 200 mil vagas para agentes de todo o Brasil. Os cursos terão duração de 10 meses, com carga horária de 1.275 horas, e serão destinados para agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias.
Ainda segundo o secretário Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, serão ofertadas inicialmente 200 mil vagas. Um número recorde na história do Brasil, mas que ainda poderá ser aumentado caso haja uma ampla procura por capacitação dos agentes que já atuam nas comunidades.
“Esse grande programa de formação mostra o valor que o nosso governo dá aos agentes. É uma grande conjunção de forças para fortalecer a nossa saúde brasileira”, afirmou o secretário Nacional.
INSCRIÇÕES NA SEGUNDA-FEIRA
O edital de inscrição para os cursos “Técnico em Agente Comunitário de Saúde (ACS)” e “Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias (ACE)”, do Programa Saúde com Agente, foi publicado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e está disponível neste link do Diário Oficial da União (DOU).
A inscrição é totalmente gratuita e deverá ser realizada exclusivamente por meio do sistema de inscrição da UFRGS (acesse aqui no link e faça sua inscrição). O site estará disponível a partir de segunda-feira (14 de março), às 6h, e o prazo para inscrição vai até as 23h59 do dia 18 de abril.
AGENTES APROVAM INICIATIVA

Os agentes que participaram da reunião ao vivo aprovaram o anúncio dos cursos. Afirmaram que, sem dúvida, o Governo Federal e a Frente Parlamentar em Defesa dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate às Endemias, liderada pelo deputado Dr. Leonardo, estão dando uma resposta positiva à sociedade, pois estão cumprindo a missão de qualificar os profissionais da saúde do Brasil.
“A gente parabeniza muito o governo. Torcemos para que a adesão seja grande. Podem contar conosco para que esses cursos sejam um sucesso. O Dr. Leonardo defende a nossa categoria durante todo o mandato, e a gente tem um orgulho muito grande de ter o parlamentar ao nosso lado”, disse o presidente da Federação Nacional dos Agentes de Saúde e Endemias (Fenasce), Luiz Claudio.
A presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Mato Grosso (Sindacs-MT), Dinorá Magalhães, destacou a participação do Dr. Leonardo na condução deste processo com o apoio do Ministério da Saúde. Ela também parabenizou a iniciativa inédita. “Estamos amando essa iniciativa, e aqui em Mato Grosso nós vamos lutar para que 100% dos agentes façam o curso”, disse.


VEJA TAMBÉM
-
Vereador que ouve, fiscaliza e transforma; coragem que nasce do compromisso com o povo
-
Pastorello cobra indenização por gastos com transporte a agentes de saúde e de combate a endemias
-
TALISMÃ AUTOCENTER: Prefeita de Cáceres enfrenta crise financeira após acumular dívida de R$ 1,4 milhão
-
Vereadora Magali apresenta propostas para proteção das mulheres e melhorias em Cáceres/MT
-
Pastorello cobra estudo de impacto financeiro para garantir o reajuste do piso salarial do magistério
-
SEGURANÇA NAS ESCOLAS: Proerd lança “Operação Paz na Escola Tolerância Zero” para conscientizar jovens sobre os perigos das drogas

Política

Pastorello cobra indenização por gastos com transporte a agentes de saúde e de combate a endemias

Aos 100 dias de mandato, Pastorello é destaque na Câmara por intensa atuação parlamentar

Cáceres no rumo do progresso: evento político reúne lideranças e anuncia projetos sociais

Manga Rosa deve assumir presidência da CCJ após decisão da Justiça que anula composição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Cáceres

Cáceres marca a história com o início do AgroMaker, revolucionando o campo e a juventude rural!

Pastorello propõe novo PAC para garantir CAPS-AD em Cáceres, MT
Cidade

Pastorello apresenta solução legal para retomada de obras paralisadas em Cáceres

Câmara de Cáceres reconhece José Wenceslau Júnior com título de Cidadão Cacerense em gesto de gratidão e memória

Prefeitura de Cáceres admite não cumprir exigências legais para alterar o Plano Diretor

Pastorello propõe união de forças para garantir decreto do Free Shop em Cáceres

Vereador Flávio Negação propõe critérios técnicos para nomeação de secretários em Cáceres
