Conecte-se conosco

Destaque

Lei de Violência Doméstica

Publicado

em


imagem-imagem-violencia-ok

TJ intensifica enfrentamento

à violência doméstica

[dropcap]A[/dropcap] educação de crianças e adolescentes em casa e a mudança de cultura são alguns dos fatores que permitiriam a redução dos números relacionados à violência doméstica, que crescem a cada mês, principalmente aqueles relacionados ao feminicídio. Doze anos depois de a Lei Maria da Penha ser sancionada, houve aumento no rigor das punições para crimes considerados domésticos e por outro lado, a igualdade e respeito ainda são uma bandeira de luta para que haja um cenário onde a mulher não seja protagonista como vítima em crimes por questões de gênero.
 
Em Mato Grosso tramitam 18 mil medidas protetivas. Dados do Tribunal de Justiça (TJMT) referentes ao primeiro semestre de 2018 mostram que existem, 36,6 mil processos ativos com viés de violência doméstica, 255 ações em trâmite de feminicídio e mais de quatro mil medidas protetivas. A desembargadora Maria Erotides Kneip, que está à frente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher), diz que a demanda é grande justamente pelo fato de as mulheres se encorajarem para fazer denúncias. “A denúncia só ocorre quando ela toma consciência daquilo que vem sofrendo”.
 
Esses números, segundo a desembargadora, são reflexos de uma cultura em que o homem agride a mulher por entender que ela é sua propriedade. “A partir do momento que educarmos as crianças e adolescentes para a igualdade eu penso que nós teremos o cenário ideal”.
 
Nos últimos 12 anos houve muitas melhoras no enfrentamento à violência doméstica e o Poder Judiciário mato-grossense tem feito diversas ações, entre elas, mais recentemente, a expansão do Processo Judicial Eletrônico (PJe) e a instalação de painéis com os indicadores que fiscalizam os processos relacionados à violência doméstica em todo Estado.
 
No primeiro dia em que as medidas protetivas passaram a tramitar de forma eletrônica (em uma segunda-feira), uma dos juízes da Vara de Cuiabá, havia recebido também três processos físicos que haviam sido protocolizados na sexta-feira anterior. Maria Erotides perguntou: “sexta, sábado, domingo, segunda e terça. Onde é que essas vítimas se esconderam para não serem mortas? O Poder Judiciário está procurando diminuir o tempo de tramitação. E mais: a Corregedoria Geral da Justiça criou dois indicadores onde fiscaliza diuturnamente os mais de 40 mil processos relativos à violência doméstica, as 18 mil medidas protetivas que tramitam e os mais de 200 feminicídios que estão para julgamento”.
 
Crimes – Hoje os crimes que envolvem a Lei de Violência Doméstica são definidos no Código Penal mas eles têm a perspectiva da vulnerabilidade da mulher vítima, como no caso de lesão corporal. Se for praticado contra a mulher, pelo fato dela ser mulher, na condição de vítima de violência doméstica ou familiar, o crime passa a ter a perspectiva da Lei Maria da Penha. “A Lei Maria da Penha não define crimes, mas ela dá essa perspectiva, daí o aumento de pena por se tratar de um crime de violência doméstica e familiar”.
 
De acordo com a desembargadora, o que gera condenação é a prática do fato definido como crime pelo ordenamento jurídico. Os crimes mais comuns, como lesão corporal, injúria, agressão, ameaça, Crimes que são potencializados pelo fato de se tratar de mulher na condição de vulnerabilidade em relação ao agressor. Esses crimes têm pena pequena e, prescrevem em um tempo menor. “É justamente por isso que essas ferramentas, os indicadores da Corregedoria e a expansão do PJe vão evitar prescrição desses tipos de crimes”.
 
No Brasil, outras formas de agressões são consideradas violência doméstica, que vão além da agressão física ou estupro. São tipificações classificadas pela Lei Maria da Penha com relação a diversos tipos de abuso contra a mulher, como violência patrimonial, violência sexual, violência física, violência moral e violência psicológica.
 
Violentômetro – Criado pelo Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), o Violentômetro traz orientações sobre os níveis de violências contra as mulheres e as consequências que cada atitude acarreta. O gráfico tem o objetivo de alertar as mulheres sobre a gravidade de atos que muitas vezes podem ser considerados ‘simples’, mas que dão início ao ciclo de violência.
 
A defensora pública Rosana Leite Antunes de Barros, coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher da Defensoria Pública de Mato Grosso diz que todas as agressões geram condenação e medida protetiva de urgência. E por isso é muito importante que a mulher perceba os sinais de uma relação abusiva, já que agressor e vítima não têm face, cultura, religião ou classe social.
Segundo Rosana, as mulheres precisam saber que os feminicidios precedem a crimes menores, como ameaça, lesões corporais leves e lesões corporais graves, por exemplo. Geralmente a mulher já passou por diversas violências até ser morta pelo seu companheiro. Porém, ela tem que entender que qualquer forma de tolher a sua liberdade pode ser um relacionamento abusivo.
“Muitas me procuram e perguntam: preciso saber se estou sofrendo um relacionamento abusivo. Eu devolvo com uma pergunta: você está se sentindo humilhada, constrangida ou agredida dentro do seu ambiente doméstico e familiar? Se a resposta for sim, então você já é vitima de violência doméstica”, afirmou.
De acordo com a defensora pública o ciclo da violência tem início com palavras ofensivas, parte para o empurrão, agressão física e morte. São as fases: tensão, explosão e lua de mel. “As mulheres que não morrem na fase da explosão, porque ali que ocorrem os feminicidios e as lesões corporais, passam para a fase da lua de mel, onde o homem pede desculpa e ela acredita que ele não cometerá aquele tipo de crime, mas infelizmente em razão desse ciclo, do machismo que a sociedade ainda vive, o homem pratica novamente aquela agressão, até o feminicídio”, comentou.
Mesmo com os índices existentes de violência doméstica no Brasil e em Mato Grosso, muitos foram os avanços com a sanção da Lei Maria da Penha, de acordo com Rosana Leite. Antes da sua criação, ela conta que a mulher lavrava um boletim de ocorrência e voltava para casa com seu agressor. Hoje há um instrumento mais importante dentro dessa lei que garante a integridade física das mulheres, que são as medidas protetivas.
“Segundo pesquisa divulgada em 2016, quando a Lei Maria da Penha comemorou 10 anos, foram reduzidos feminicidios em 10% no ambiente doméstico e familiar. Isso para nós já é um avanço. A igualdade da mulher dentro do ambiente familiar se deve muito à Lei Maria da Penha. Mas é preciso que o Poder Executivo entenda que a violência doméstica atinge toda a sociedade. Por isso é importante que se eduque as crianças, que as escolas tenham a disciplina de não a violência contra a mulher”, observou.
Atendimento às mulheres – O Núcleo de Defesa da Mulher da Defensoria Pública de Mato Grosso atende de forma gratuita todo e qualquer tipo de violência, preconceito, discriminação que a mulher esteja passando dentro e fora de casa. São oferecidos serviços como lavratura de boletim de ocorrência, amparo e encaminhamento das mulheres para o poder público, além de ser realizada uma oitiva qualificada onde as mulheres são ouvidas.
A defensoria também atende aquelas mulheres que têm boa condição financeira, mas que em razão de colocar fim no relacionamento, acabam ficando sem nada. “Também atendemos essas mulheres com o início do processo e depois da proposição da ação ela já começa a receber pensão alimentícia para os filhos e não precisa mais da Defensoria, momento em que nós saímos do processo. Por isso acredito que nossos atendimentos são muito mais pela vulnerabilidade e não hipossuficiência da mulher”, finalizou.
Continue lendo
Anúncio Patrocinado
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncio Patrocinado

Região

Região

Convite Especial: Participe da 1ª Festa do Milho em Curvelândia! Começa hoje

A entrada é gratuita, e contamos com a sua ilustre presença para abrilhantar ainda mais este momento especial Venha celebrar...

Região

Delícias e Tradições: 1ª Festa do Milho de Curvelândia, realizada pelo Instituto Brasil acontece neste final de semana

A Festa do Milho tem o objetivo de promover e valorizar a cultura agrícola fundamental em Mato Grosso A 1ª...

Região

Desafios orçamentários e compromisso organizacional provocam o adiamento da “1ª Festa do Milho” em Curvelândia/MT

A decisão de adiar a festa foi motivada pelo atraso na abertura do Orçamento do Governo do Estado de Mato...

Manchete

Transformação no Campo: Lula e o Governo Federal Impulsionam Regularização Fundiária no Oeste de Mato Grosso

O Presidente Lula e o Governo Federal encontram-se firmemente empenhados na regularização fundiária Nesta sexta-feira, 23 de fevereiro, o Ministro...

Região

Oeste de Mato Grosso: Irajá Lacerda e Fávaro, defensores da Regularização Fundiária

O Ministro Carlos Fávaro e Irajá Lacerda estão empenhados em agilizar a regularização fundiária no oeste de Mato Grosso O...

Região

Investimento em Saneamento Básico e Abastecimento de Água: Mauro Mendes destina R$ 78,5 milhões para obras em Municípios

O Rio Paraguai é grandemente beneficiado pelos trabalhos de despoluição; e, consequentemente, a população também ganha com esse investimento Em...

Região

COOPERA+MT: Emoção e homenagens marcam as comemorações pelos 50 anos do Sistema OCB/MT

“Esse momento é muito importante, porque representa 50 anos de vida, de conquistas, de desafios, de pessoas que passaram por...

Região

TRIBUNAL DE CONTAS: Presidente da Câmara de Araputanga participa do Interage TCE, em Cuiabá

“Diálogo franco e construtivo entre fiscal e fiscalizado, não deixando espaço para dúvidas” O Tribunal de Contas de Mato Grosso...

Região

SEMA: Arara-canindé e antas resgatadas: “soltas” no Santuário de Elefantes

A arara foi solta e as antas vão permanecer sob cuidados especiais do Santuário até estarem aptas para a soltura...

Região

Deputado Júlio Campos quer Regularização Fundiária em Cuiabá/MT

O deputado estadual também pretende apoiar ações de regularização fundiária em prol dos pequenos produtores rurais mato-grossenses O Deputado estadual...

Anúncio Patrocinado

Cidade

Cidade

41º FIPe: Prefeitura prepara celebração para 2024

Lançamento oficial anuncia programação e destaques do evento Nesta segunda-feira, 17 de junho, às 19h, no Centro de Eventos Maria...

Cidade

Irajá Lacerda e Ricardo Grácia: Parceria que transforma Cáceres com ações de solidariedade

Doação de calçados infantis e outras iniciativas reforçam o compromisso de líderes em melhorar a vida da população local Em...

Cidade

Ex-Reitor da Unemat é presidente do Republicanos em Cáceres

Taisir Karin busca alianças políticas visando candidatura à Prefeitura Em uma reunião da Executiva Municipal realizada nesta quinta-feira, 06 de...

Cidade

Dr. Sérgio enfrenta prefeita em defesa de Crianças Autistas e critica tentativa de bloquear atendimento de saúde

A prefeita Eliene Liberato Dias, do PSB, está sob intensas críticas por sua ação de tentar barrar um mutirão da...

Cidade

Magistrado: Vê importância de Instituto de Autismo e barra ação da Prefeita Eliene

O juiz da 6ª Zona Eleitoral de Cáceres, José Eduardo Mariano, destaca a importância do mutirão, que visa diagnosticar crianças...

Cidade

“Café no Bule” provoca alvoroço ao fazer reportagem a cavalo

Apresentador Edmilson Campos, o Café no Bule, utiliza cavalo Marimbondo para chamar atenção sobre problemas em bairro afetado pelas chuvas...

Cidade

Câmara de Cáceres debate 44 proposituras em sessão ordinária

Propostas abrangem saúde, educação, saneamento e infraestrutura; destaque para parcerias com a Empaer Na movimentada sessão ordinária desta segunda-feira (20/05),...

Cidade

Propostas: Plano Diretor de Desenvolvimento de Cáceres/MT

O plano é fundamental para o desenvolvimento social, econômico e sustentável do município A Câmara de Cáceres definiu o calendário...

Cidade

Enchentes em Cáceres: Recursos disponíveis desde fevereiro, mas entrega apenas próximo das eleições?

É fundamental que a população de Cáceres e as autoridades competentes estejam atentas a essa situação Apesar dos recursos estarem...

Cidade

Cristo Pantaneiro: A alma revelada nas cores de Carlinhos Viana

Uma jornada emocional pela arte e espiritualidade do pantanal A exposição de arte de Carlinhos Viana é muito mais do...

Anúncio Patrocinado

Saúde

Saúde

STF analisará integralidade da aposentadoria por doença incurável

Decisão do STF poderá redefinir regra da Reforma da Previdência de 2019, que prevê benefício mínimo de 60% A Reforma...

Saúde

Maio Vermelho: Prevenção e detecção precoce do câncer bucal

Feridas na boca que não cicatrizam em três semanas podem ser um dos principais sintomas do câncer bucal e merecem...

Saúde

Dengue: Alimentos a evitar e a consumir para ser curado

Descubra quais alimentos ajudam no combate à dengue e quais devem ser evitados para minimizar riscos à saúde A dengue...

Saúde

Jussara Evangelista luta por melhorias na saúde de Cáceres/MT

Conheça a trajetória de Jussara Evangelista, enfermeira dedicada à saúde pública e agora pré-candidata a vereadora em Cáceres/MT O trabalho...

Saúde

PATRONO: Gilmar Mendes impulsiona projeto de implantação da unidade da Rede Sarah Kubitschek em Mato Grosso

“Investimento de R$ 180 milhões para a construção da nova unidade em Cuiabá” A incansável busca da assessora parlamentar Adriane...

Saúde

DOE VIDA: Faça parte da campanha “Fevereiro Roxo e Laranja”

Sua doação pode salvar vidas: lutemos contra as doenças crônicas O mês de fevereiro é marcado pela campanha Fevereiro Roxo...

Saúde

TCU investiga potenciais irregularidades nas aquisições de medicamentos para o tratamento do HIV/AIDS

O Tribunal analisou prejuízos aos recursos públicos, atrasos na entrega de medicamentos e falta de transparência nos contratos O Tribunal...

Saúde

Prefeitura de Cáceres reinaugurará, no próximo dia 06 de fevereiro, às 17 horas, o Centro de Reabilitação – CER

Ampliação e modernização do espaço para atender às necessidades específicas dos pacientes Conforme afirmado pela prefeita Eliene Liberato Dias, a...

Saúde

Pesquisa mostra que Cáceres/MT evoluiu muito na área da Saúde

Retomada do Consórcio permitiu mais agilidade nos atendimentos de consultas, exames e cirurgias Pesquisa qualitativa feita pela Avaliar, em agosto...

Saúde

Unimed Cáceres: atendimento segue normal, apesar de notificação da ANS

Cooperativa anuncia audiência com ANS e reitera confiança na reversão da situação Apesar da notificação da Agência Nacional de Saúde...

Anúncio Patrocinado

Política

Política

Sérgio Arruda desponta como alternativa a Eliene e Francis

A candidatura de Sérgio Arruda, destacada pela promessa de renovação, desafia a hegemonia de Eliene Liberato e Francis Maris em...

Política

Capacita 11: Paulo Araújo enaltece o evento dos Progressistas

Evento realizado no Paiaguás Palace Hotel destaca-se pela capacitação de pré-candidatos e líderes políticos para as eleições de 2024 Neste...

Política

Encontro Pró-Desenvolvimento de Cáceres, sucesso ressonante que reforça a candidatura do Dr. Sérgio Arruda

Evento reúne líderes e população para discutir o futuro de Cáceres/MT O “Encontro Pró-Desenvolvimento de Cáceres”, realizado na última sexta-feira,...

Política

Convite: “Encontro Pró-Desenvolvimento de Cáceres”

Dr. Sérgio Arruda, Presidente do PP, convoca a comunidade para discussão sobre o futuro da cidade O Presidente do Partido...

Política

Valdinei Félix: Expectativa de renovação no Legislativo municipal

Empresário e ativista social, Félix se destaca como pré-candidato pelo PRD com foco em políticas públicas No cenário atual da...

Política

Repórter Castro do Desperta Cáceres recebe apoio no Nova Era

União de moradores: Cleydson Castro é destaque como pré-candidato a vereador no bairro Nova Era No último sábado, o jovem...

Política

“Aliado” da prefeita Eliene pode ser obstáculo à reeleição

Republicano Valmir Moreto “ameaça planos de reeleição” da Prefeita Eliene Liberato Dias (PSB) com lançamento de candidatura do professor Taisir...

Política

Pleito eleitoral: Dr. Leonardo sinaliza apoio a Giuliano Garcia

Ex-deputado e pré-candidato à vereança alinham estratégias políticas para eleições de 2024 O ex-deputado estadual e federal pelo partido Republicano,...

Política

Pré-candidatura de Sérgio Arruda ganha força em Cáceres/MT

Médico-cardiologista conquista apoio popular e se destaca politicamente A pré-candidatura do médico-cardiologista Sérgio Arruda dá mostras de que realmente é...

Política

“Movimento Pró-Jovens na Política” é a juventude em ação rumo a um futuro promissor para Cáceres/MT

Um encontro de ideias e compromissos com o Dr. Sérgio Arruda É com grande entusiasmo que o Movimento Pró-Jovens na...

Anúncio Patrocinado

Coluna do Celso Antunes

Internacional

Internacional

História: Celebrando o “Dia do Trabalho” e a devoção a “São José Operário”

Reflexões sobre a importância histórica e espiritual do 1º de Maio Neste 1º de maio, celebramos o Dia do Trabalho,...

Internacional

Visita histórica: 4 Ministros de Estado e Autoridades Nacionais e Internacionais chegam a Cáceres para apresentar Rota Estratégica para o Agronegócio

Início de uma nova era para o agronegócio brasileiro e sua relação com o mercado asiático e a comunidade andina...

Internacional

Problemas Políticos: Autoridade Palestina tenta se distanciar do Hamas e do Irã

Recentemente, partido de Mahmoud Abbas pediu o fim da intervenção iraniana em assuntos palestinos e criticou o grupo terrorista Hamas...

Internacional

IMAGEM IMPACTANTE: Onça em pleno ataque a jacaré no Pantanal recebe o título de “Melhor Foto da Vida Selvagem do Ano”

O momento exato em que uma onça dá o bote em um jacaré, foi eleita a melhor foto pela Organização...

Internacional

BASTA: Policia de San Matias é pressionada a deixar vergonhosa prática de “atropelos”

Fortíssimas denúncias mostraram o quanto a Policia de San Matias se encontra manchada por atos corruptos – veja vídeo No...

Internacional

EXTORSÃO: Brasileiros vivem “tempos difíceis” na Bolívia

Vereador Negação convoca Autoridades de Cáceres para ajudar a solucionar os problemas Hoje, 15 de dezembro – está marcada importante...

Internacional

ENERGIA: Encontro internacional da OCDE debate estratégias anticorrupção em projetos de infraestrutura

TCU participou do workshop com representante especializado no setor energético. O evento aconteceu em Cartagena, na Colômbia A Secretaria de...

Internacional

SIREE: Brasil é o 2º país das Américas com maior geração de resíduos eletrônicos, atrás somente dos EUA

Prejuízo à economia e à natureza, causada pela falta de destinação correta de resíduos eletrônicos Uma pesquisa realizada pelo Centro...

Internacional

Argentina terá segundo turno presidencial entre Sergio Massa e Javier Milei

Polarizada entre centro-esquerda e extrema-direita; segundo turno definirá futuro político do país As eleições presidenciais na Argentina, realizadas no domingo,...

Internacional

Barroso se reúne com Conselho Constitucional Francês para discutir papel do Judiciário

Ministro destaca compromisso do STF com a segurança jurídica e o empreendedorismo O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís...

Internacional

POLÍTICA SANGRENTA: Candidato à Presidência do Equador é morto com tiros na cabeça

Crimes ligados ao narcotráfico fizeram a taxa de homicídios quase dobrar no Equador em 2022 O candidato Fernando Villavicencio, de...

Internacional

TERROR EM ISRAEL: Ataque em Tel Aviv deixa um morto

Segurança foi ferido durante confronto na tarde de sábado (05) e não resistiu aos ferimentos. O terrorista foi morto no...

Internacional

POR DENTRO DA MATA: Êxodo de venezuelanos rumo aos EUA

Em 2023, dos 248 mil que se arriscaram na selva de Darién, mais da metade saiu da Venezuela; 21% são...

Internacional

PREÇO ALTO DA DROGA: Cocaína “euromilhões” causa câncer em toxicodependentes

Em Portugal, Cocaína adulterada com substância cancerígena faz disparar lucro de traficantes Toxicodependentes estão usando cocaína “traçada” com fenacetina, substância...

Internacional

COMÉRCIO EXTERIOR: Plantas frigoríficas habilitadas para exportar carne bovina brasileira para a China

Segundo anúncio do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, são duas plantas de Rondônia, uma do Espírito Santo e...

Internacional

ALIMENTOS: Inscrições para a Thaifex-Anuga Asia, na Tailândia, vão até o dia 18 de março

Evento, que acontece em maio, é voltado para cooperativas, agroindústrias e empresas brasileiras do setor alimentício Cooperativas, agroindústrias e empresas...

Internacional

REDE SOCIAL: Facebook e Instagram terão assinatura paga para verificar Contas

A Meta, proprietária do Facebook e Instagram, vai lançar um serviço de assinatura paga a partir de US$ 11,99 (cerca...

Internacional

NOVIDADE: Celular da Coca-Cola? Esta pode ser a primeira imagem do ColaPhone

Acredita-se que a empresa poderá colaborar com uma marca conhecida, como a Xiaomi, a Oppo ou a Huawei Apágina Ice...

Internacional

Bolsonaro internado às pressas nos EUA

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro confirmou no seu Instagram a notícia da internação de Jair Bolsonaro O ex-presidente Jair Bolsonaro foi...

Internacional

Repressão: Mulher é presa por rezar em silêncio perto de uma clínica de aborto na Inglaterra

Autoridades prenderam uma mulher pró-vida por orar silenciosamente do lado de fora de uma clínica de aborto no Reino Unido...

Internacional

Hipopótamo engole menino pela cabeça e o “cospe” vivo

Em um fato quase impossível de acreditar, uma criança de Uganda, país africano, sobreviveu de algo que parecia impossível: ser...

Internacional

Lula na verdade morreu e foi substituído? Entenda a teoria

Lula está vivo e atuando na transição de governo em Brasília. A teoria da conspiração surgiu após o resultado do...

Internacional

Próximo de 100% é a Inflação da Argentina: a fome leva “alguns” aos lixões

Já em dezembro – o Banco Central argentino prevê vertiginosa escalada nos preços: 100% POR CELSO ANTUNES DRT 2074/MT Ainformação...

Internacional

ENDOLASER: Cirurgia realizada em Cuiabá é transmitida ao vivo para congresso internacional

ASSESSORIA O evento reúne especialistas da China, Estados Unidos, Itália, Suíça, Bélgica e Alemanha Uma cirurgia para a remoção de...

Internacional

APROFIR conhece de perto case de sucesso de irrigação no estado do Nebraska (EUA)

A Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (APROFIR) realizou uma missão que resultou...

Internacional

GUERRA DA RÚSSIA-UCRÂNIA: A jornada de três mulheres que pedem ajuda para ‘libertar’ seus maridos em Azovstal

Elas deixaram Kiev em 23 de abril. Passaram pelo Vaticano, pela Polônia e pela Alemanha, antes de chegar à França...

Internacional

Morte de jovem Debanhi Escobar choca o México

Morte de adolescente originou uma onda de protestos contra o crescimento do número de feminicídios no México, onde desaparecem cerca...

Internacional

Maduro e Biden negociarão sanções petrolíferas em Trinidad e Tobago

O aumento dos preços dos combustíveis nos EUA e empresas petrolíferas como a Chevron pressionam a reunião para avaliar o...

Internacional

Pelo menos três soldados ucranianos morreram desde o início da invasão russa

INTERNACIONAL R7 Forças terrestres da Rússia entraram nesta quinta-feira (24) na Ucrânia a partir de vários pontos, informou o serviço...

Internacional

O inventor asmático que ajuda a transformar poluição do ar em ladrilhos

Aos 10 anos de idade, morando em Mumbai, Angad Daryani costumava ter dificuldade para respirar durante as partidas de futebol...

error: Content is protected !!
× Envie a sua matéria!