
[dropcap]A[/dropcap] vereadora pelo partido dos Trabalhadores – PT/MT apresentou à Câmara Municipal de Cáceres projeto que inclui no calendário municipal a Semana do Pescador, compreendida entre os dias 25 à 29 do mês de janeiro. Com intuito de valorizar os pescadores do município que para a legisladora são responsáveis também pela preservação do meio ambiente e consequentemente do Rio Paraguai.
Para a vereadora mais do que homenagear – os pescadores precisam receber o reconhecimento das contribuições que oferecem ao município e terem um espaço reservado para organizar as suas demandas e refletir sobre seu trabalho, apresentando ao poder público formulações importantes de políticas públicas que possam abarcar sua realidade, sendo a Semana do Pescador esse instrumento.
O projeto prevê desde aprimoramento de técnicas de pesca, passando por atividades de valorização do pescador e sensibilização dos segmentos da sociedade para com a importância dos trabalhadores da pesca, até a construção de formações com os pescadores para agirem diante as queimadas, pois são eles um dos primeiros segmentos a localizar as queimadas as margens dos rios.

Vereadora Mazéh – Arquivo
A vereadora ainda alerta para os diversas tentativas e projetos de construção de hidrovias no leito do Rio Paraguai que podem condenar à morte todo o sistema ecológico e o bioma do Pantanal, consequentemente o trabalho dos pescadores e sua fonte de renda. Para a vereadora Mazéh “É por isso que a Semana dos Pescadores” deve ser um instrumento político de organização da demanda destes valorosos trabalhadores e evidentemente um momento de homenageá-los pelas significativas contribuições ao conjunto da sociedade cacerense”.
.