Cidade
MOMENTO HISTÓRICO: Seminário reúne Sociedade Civil e Especialistas para debater Planejamento Estratégico de Cáceres/MT
Publicado
2 anos agoem
Por:
Celso Antunes
O público compareceu em bom número para prestigiar o primeiro dia do Seminário “A Cáceres que Temos e a Cáceres que Queremos”, que ocorreu durante nesta quarta-feira (04/10), no centro de eventos da Sicmatur.
Promovido pela Câmara Municipal, através da Escola do Legislativo, o evento reúne doutores, especialistas, autoridades políticas e sociedade local para refletir e debater um planejamento estratégico, visando o desenvolvimento econômico e sustentável da cidade.
O presidente da Câmara, Luiz Landim, avaliou como muito positivo o primeiro dia de palestras.
“Estamos aqui para que todos nós possamos fazer um planejamento estratégico, porque Cáceres é uma cidade pólo, de vender serviços para outras cidades, e nós não estamos fazendo isso. E quem vai ganhar com esse planejamento estratégico é o povo de Cáceres e os 23 municípios da região Oeste, que terão um melhor serviço de saúde, educação e geração de emprego”, destacou o parlamentar durante a abertura do evento.
Já a prefeita Eliene Liberato parabenizou a iniciativa da Câmara em promover o evento, que está sendo considerado um marco para a cidade.
“Parabéns a Câmara por protagonizar esse momento, que é muito importante para que possamos sair daqui com um direcionamento. Que a gente escute a sociedade, pois é preciso repensar, em políticas sociais e econômicas com muita responsabilidade”, disse a gestora.
PALESTRAS
A primeira palestra do dia foi proferida pelo auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), Guilherme de Almeida.
Ele falou sobre o trabalho de orientação aos prefeitos e prefeitas que o TCE-MT tem promovido, no sentido de aprimorar as gestões dos 141 municípios do Estado.
Isso, conforme o auditor, se dá através do Programa de Apoio ao Gerenciamento do Planejamento Estratégico, que foi criado com objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos à população e nos resultados das políticas públicas”.

Também destacou que a evolução dos indicadores de um município tem muito a ver com o nível de atuação dos vereadores e vereadoras.
“Isso é quase que uma regra. Fico feliz, com eventos desse tipo, vindo da Câmara, pois mostra que o legislativo local está se interessando por temas que realmente são relevantes para a administração pública”, destacou.
SETOR TERCIÁRIO
Já a segunda palestra foi dividida entre os professores doutores da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Nivaldo de Mello e Weily Machado.
Numa abordagem mais descontraída com a plateia, os professores fizeram provocações, no sentido de pensarmos o que, eu, enquanto indivíduo, estou fazendo para um Cáceres melhor.
Também destacaram que a principal força econômica de Cáceres é o setor terciário de serviços. Mas o setor precisa ser aprimorado com objetivo de atrair pessoas para movimentar a economia local e regional.
“Tem mais de 240 mil pessoas querendo vir para Cáceres, e não vem. Porque não tem serviço de qualidade. Cáceres é pólo de serviço: educacional, de saúde, de turismo. Mas esses serviços precisam ser aprimorados”, frisou o professor Darlan.
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Já a terceira palestra foi proferida pelo secretário adjunto de Desenvolvimento Regional de Mato Grosso, Celso Paulo Banazeski.
Na oportunidade ele falou sobre as ações e programas que o Governo do Estado tem promovido para alavancar o desenvolvimento regional em Mato Grosso.


“Criamos o programa ‘Pensando Grande para os Pequenos’, pois quem vai dar sustentabilidade para melhorar a qualidade vida de uma cidade são os pequenos negócios, seja de serviços ou de comércio”, disse.
O primeiro dia de seminário também contou com uma explanação do professor Adilson Reis sobre os processos históricos e econômicos de Cáceres, desde sua fundação, bem como a importância da implantação definitiva da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres.
O seminário segue com a sua programação nesta quinta-feira (05), com palestras das 8h às 12. Na oportunidade irão palestrar os conselheiros do TCE, Guilherme Maluf e Sérgio Ricardo.
Jornal O Comunitário – Assessoria
SEJA PARCEIRO DO JORNAL O COMUNITÁRIO – PIX 35277467149


VEJA TAMBÉM
-
Legado de Adilson Domingos dos Reis é eternizado com nome da ZPE de Cáceres
-
PARCERIA: Câmara de Vereadores e SENAC lançam Projeto “Encantos da Gastronomia” para eleger prato típico da cidade de Cáceres
-
Chega de Cáceres do futuro
-
Pastorello propõe ações emergenciais para revitalizar o Centro de Cáceres e impulsionar o comércio local
-
Ícone de Cáceres: O legado de determinação e resiliência de Adilson Reis
-
O legado imortal de Adilson Domingos dos Reis, Cáceres perde um Visionário

Política

Aos 100 dias de mandato, Pastorello é destaque na Câmara por intensa atuação parlamentar

Cáceres no rumo do progresso: evento político reúne lideranças e anuncia projetos sociais

Manga Rosa deve assumir presidência da CCJ após decisão da Justiça que anula composição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Cáceres

Cáceres marca a história com o início do AgroMaker, revolucionando o campo e a juventude rural!

Pastorello propõe novo PAC para garantir CAPS-AD em Cáceres, MT

Tensão marca sessão na Câmara de Cáceres: Franco Valério e Negação em confronto sobre Código de Ética
Cidade

Pastorello apresenta solução legal para retomada de obras paralisadas em Cáceres

Câmara de Cáceres reconhece José Wenceslau Júnior com título de Cidadão Cacerense em gesto de gratidão e memória

Prefeitura de Cáceres admite não cumprir exigências legais para alterar o Plano Diretor

Pastorello propõe união de forças para garantir decreto do Free Shop em Cáceres

Vereador Flávio Negação propõe critérios técnicos para nomeação de secretários em Cáceres
