Polícia
Projeto de Empreendimento da Lei Seca
Publicado
9 anos agoem
Por:
Celso Antunes
A Prefeitura de Cáceres, através da Secretaria Municipal de Fazenda por meio da Coordenadoria de Trânsito, Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros, Politec, Ministério Público, Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizaram na manhã de quarta-feira (25.05), no Plenário da Câmara Municipal de Cáceres, reunião para apresentar o “Projeto de Empreendimento da Lei Seca”.
A reunião foi conduzida pelos palestrantes, 2ª Tenente da Polícia Militar Bertolomeu e o José Eudes do Detran de Mato Grosso. Eles explicaram o que é a operação e para que serve, “A ação é para auxiliar na mudança cultural das pessoas, ela vem para prevenir explicar que o álcool e a direção não combinam.”
A Vereadora Valdeniria Dutra fez uso da palavra e pediu para a imprensa que apoie essa causa e que como legisladora vai trabalhar para apoiar e divulgar essa ação.
Após a palestra, os responsáveis por cada entidade se reuniram para elaboração do cronograma de operações de fiscalização e educação preventiva.
Legislação
Os Autos de Infração de Trânsito (AIT’s) emitidos na Operação Lei Seca baseiam-se nos artigos 165 e 277, do Código de Trânsito Brasileiro, conforme abaixo:
Art. 277 – O condutor de veículo automotor envolvido em acidente de trânsito ou que for alvo de fiscalização de trânsito poderá ser submetido a teste, exame clínico, perícia ou outro procedimento que, por meios técnicos ou científicos, na forma disciplinada pelo Contran, permita certificar influência de álcool ou outra substância psicoativa que determine dependência.
Artigo 165 – Dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência: (Redação dada pela Lei nº 11.705, de 2008)
Infração – gravíssima; (Redação dada pela Lei nº 11.705, de 2008)
Penalidade – multa (cinco vezes) e suspensão do direito de dirigir por 12 (doze) meses;
(Redação dada pela Lei nº 11.705, de 2008)
Penalidade – multa (dez vezes) e suspensão do direito de dirigir por 12 (doze) meses. (Redação dada pela Lei nº 12.760, de 2012)
Medida Administrativa – retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado e recolhimento do documento de habilitação. (Redação dada pela Lei nº 11.705, de 2008)
Medida administrativa – recolhimento do documento de habilitação e retenção do veículo, observado o disposto no § 4o do art. 270 da Lei no 9.503, de 23 de setembro de 1997 – do Código de Trânsito Brasileiro. (Redação dada pela Lei nº 12.760, de 2012).

Marcos, Diretor do Detran em Cáceres, também contribui para com o sucesso da Reunião – Foto Celso Antunes
Parágrafo único. A embriaguez também poderá ser apurada na forma do art. 277.
Parágrafo único. Aplica-se em dobro a multa prevista no caput em caso de reincidência no período de até 12 (doze) meses. (Redação dada pela Lei nº 12.760, de 2012)
§ 3o Serão aplicadas as penalidades e medidas administrativas estabelecidas no art. 165 deste Código ao condutor que se recusar a se submeter a qualquer dos procedimentos previstos no caput deste artigo. (Incluído pela Lei nº 11.705, de 2008).


VEJA TAMBÉM
-
Mudas de Maconha encontradas em milharal
-
Em confronto com a Polícia Militar, três pessoas morrem
-
PM e PRF apreendem meia tonelada de maconha e 5 vão presos
-
Polícia Força Tática de Cáceres tem nova Sede
-
Requerimento pedindo informações sobre o repasse feito pelo Ministério das Cidades ao FIPe 2018 é aprovado
-
Policiais Militares salvam criança engasgada em Pontes e Lacerda

Política

Prefeita Eliene chama presidente da Câmara de louco e psicopata; Negação convoca coletiva e promete resposta firme

NEGAÇÃO EM AÇÃO: Presidente da Câmara propõe programa ambiental, homenagens e melhorias para zona rural de Cáceres

Proposta inédita de vereadora Magaly pode garantir salas humanizadas para mães que perderam bebês em hospitais de Mato Grosso

Janaina Riva lidera cenários para governo de MT e agita corrida de 2026

“Senadora, senadora!”: Janaina Riva é aclamada por prefeitos em Brasília e acende luzes para 2026

Pastorello propõe solução a Mauro Mendes para retirar taxação do Free Shop de Cáceres/MT
Cidade

“Bom dia Prefeita: Até quando vamos esperar uma tragédia?” – Morador clama por socorro em cruzamento perigoso de Cáceres/MT

OAB Cáceres manifesta-se contra reajuste da UFIC e propõe revisão da “Tabela do ISSQN”

Pastorello exige transparência na aplicação dos R$ 3 milhões recebidos após enchente de 2024

Free shops em Cáceres ganham aval da ALMT com novo regime tributário

Fronteira em transformação: Pastorello detalha funcionamento dos free shops em Cáceres
