Cidade
Vereador Pastorello diz que Setor Cultural precisa se capacitar para Projetos
Publicado
2 anos agoem
Por:
Celso Antunes
“São mais de um milhão e meio de reais para vir neste ano, então, é inademissível perder esse recurso porque não sabe elaborar projeto: tem que aprender”

Na sessão da Câmara Municipal de Cáceres, dia 20, foram aprovadas 4 proposituras do vereador Cézare Pastorello – PT e um projeto de lei.
Dentre as proposituras, uma delas foi a indicação para que o Município proceda a realização de cursos de capacitação e oficinas para elaboração de projetos pelos artistas e grupos culturais. O vereador justifica que o Município de Cáceres está para receber, ainda este ano, mais de 1,5 milhão de reais oriundos de recursos federais, das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc II.
“Cáceres tem centenas de artistas, produtores e grupos culturais. Ainda assim, há grande dificuldade de elaboração dos projetos que esses editais exigem. Se não investirmos em capacitação, perdemos recursos. Portanto, não proponho uma despesa, e sim, um investimento que a prefeitura deve fazer para que os recursos federais não voltem ou sejam mandados para o Fundo Estadual de Cultura” Explica o vereador.
Pastorello cita que, atualmente, ainda está em curso o Edital Esperançar Baba Cleiber, realizado com emenda do Deputado Estadual Lúdio Cabral-PT, mas que houve muita dificuldade dos proponentes se adequarem.
ASSISTENTES SOCIAIS
Pastorello também cobrou, por parte da prefeitura, o cumprimento das leis federais 2.317/2010 e 13.935/2019, para redução da jornada de trabalho dos Assistentes Sociais e disponibilização do serviço social nas escolas. Para tanto, o parlamentar juntou à propositura o projeto de lei, pronto, com julgado do STF dando pela constitucionalidade da redução da carga horária.
ILUMINAÇÃO PÚBLICA
Outra propositura de Pastorello foi a instalação de iluminação pública com led e mini placa solar nas localidades onde não há rebaixamento da rede elétrica, ou seja, onde não possa ser instalado iluminação pública convencional. O vereador justifica que muitas ruas das periferias não possuem rede de baixa tensão, mas chegam a interligar bairros, causando grande falta de segurança para os cidadãos. Atualmente, o custo desse tipo de solução já barateou 75% em relação a 2020, quando Pastorello propôs o modelo pela primeira vez.
MIELOMENINGOCELE
Na mesma sessão também foi aprovado o projeto de lei de autoria do vereador, PL 09/2023, que institui a Semana de conscientização sobre a Mielomeningocele (Espinha Bífida) no Município de Cáceres, a ser realizada na última semana do mês de outubro de cada ano.
A Mielomeningocele e Hidrocefalia fazem parte da segunda maior causa de mortalidade infantil, no Brasil, há mais de 30 anos: a das anomalias congênitas. O projeto de lei, aprovado por unanimidade na Câmara, segue para sanção da prefeita Eliene Liberato (PSB).
Assessoria
SEJA PARCEIRO DO JORNAL O COMUNITÁRIO – PIX 35277467149


VEJA TAMBÉM
-
Guarda Municipal age rápido e evita furto de bicicletas durante evento de Páscoa em Cáceres
-
Projeto “Páscoa Feliz em Cáceres” terá solenidade de abertura neste sábado
-
Pastorello fortalece frente preventiva contra o fogo descontrolado no Pantanal
-
CAMPO SANTO: Pastorello denuncia situação do Cemitério São João Batista
-
DERF VÁRZEA GRANDE: Polícia Civil apreende mais de 300 tabletes de maconha durante investigações de furto em loja agropecuária em VG
-
Pastorello cobra indenização por gastos com transporte a agentes de saúde e de combate a endemias

Política

Aos 100 dias de mandato, Pastorello é destaque na Câmara por intensa atuação parlamentar

Cáceres no rumo do progresso: evento político reúne lideranças e anuncia projetos sociais

Manga Rosa deve assumir presidência da CCJ após decisão da Justiça que anula composição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Cáceres

Cáceres marca a história com o início do AgroMaker, revolucionando o campo e a juventude rural!

Pastorello propõe novo PAC para garantir CAPS-AD em Cáceres, MT

Tensão marca sessão na Câmara de Cáceres: Franco Valério e Negação em confronto sobre Código de Ética
Cidade

Pastorello apresenta solução legal para retomada de obras paralisadas em Cáceres

Câmara de Cáceres reconhece José Wenceslau Júnior com título de Cidadão Cacerense em gesto de gratidão e memória

Prefeitura de Cáceres admite não cumprir exigências legais para alterar o Plano Diretor

Pastorello propõe união de forças para garantir decreto do Free Shop em Cáceres

Vereador Flávio Negação propõe critérios técnicos para nomeação de secretários em Cáceres
