Destaque
Covid 19 pode ser vencido pela Aspirina
Publicado
4 anos agoem
Por:
Celso Antunes
Aspirina pode reduzir risco de óbito
e internação por COVID em UTIs

Na luta contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2), muitos estudos ainda estão em desenvolvimento, principalmente na busca por remédios eficazes contra a infecção viral. Se as vacinas avançaram muito neste um ano de pandemia para a prevenção, os remédios para o tratamento nem tanto. Agora, um estudo preliminar norte-americano revelou que a Aspirina (ácido acetilsalisílico), em doses baixas, pode ser um eficaz aliado contra a COVID-19, reduzindo a necessidade internação e óbito.
De fácil acesso e bastante conhecida, a Aspirina usada como tratamento pode evitar a necessidade internação dos pacientes em unidade de terapia intensiva (UTI) e, consequentemente, o óbito de pessoas já contaminadas pelo coronavírus. A ideia por trás de seu uso está no fato de que o medicamento impede a formação de pequenos coágulos no sangue, de acordo com a equipe de pesquisadores da George Washington University (GWU), nos Estados Unidos. O estudo inicial foi publicado na revista científica Anesthesia & Analgesia.
Aspirina contra a COVID-19
“A razão pela qual começamos a olhar para a aspirina e a COVID-19 é porque, na primavera, nós percebemos que todos esses pacientes [da infecção viral] começaram a desenvolver muitas complicações trombóticas ou muitos coágulos sanguíneos que se formaram em seus corpos”, explica o Dr. Jonathan Chow, pesquisador envolvido no estudo e professor na Escola de Medicina e Ciências da GWU, durante entrevista para o canal de TV CNN.
Nestas condições, os pesquisadores apontam que a aspirina pode ajudar na redução das reações do corpo à infecção, evitando que se formem coágulos sanguíneos e que esses se transformem em casos mais graves de trombose. Fora desse uso experimental, a sua composição é muito utilizada no tratamento de dor, febre e inflamações.
Aspirina ajuda contra o coronavírus?
Para verificar a eficácia do medicamento, a equipe de pesquisadores examinou os registros de 412 pacientes internados em diferentes hospitais dos Estados Unidos entre março e julho de 2020. Deste total, cerca de 24% dos pacientes receberam aspirina em até 24 horas após darem entrada no hospital ou nos sete dias antes da admissão hospitalar. No entanto, a maioria dos participantes (76%) não recebeu o medicamento.
De acordo coma análise dos cientistas, o uso de aspirina foi associado a uma redução de 44% na necessidade de ventilação mecânica, uma redução de 43% na admissão em UTI e uma redução de 47% na mortalidade hospitalar. No entanto, os resultados ainda não são definitivos.
“O uso de aspirina pode estar associado a melhores resultados em pacientes com a COVID-19 hospitalizados [casos graves]. No entanto, um ensaio clínico randomizado e controlado com potência suficiente é necessário para avaliar se existe uma relação causal entre o uso de aspirina e a redução da lesão pulmonar e da mortalidade em pacientes com a COVID-19”, apontam os autores do estudo, no artigo.
Nesse sentido, o baixo número de participantes medicados com a aspirina (78 voluntários infectados) e a questão da escolha do grupo medicado e placebo não terem sido aleatórias limitam os resultados. Para uma conclusão mais acertada e definitiva, o pesquisador Chow aponta para um estudo britânico, ainda em desenvolvimento, chamado de Recovery Trial. Quando publicado, será possível uma nova abordagem para o medicamento, caso seja benéfico.
É importante ressaltar que qualquer medicação deve ser indicada por um médico para o eventual tratamento da COVID-19. Inclusive, a Aspirina pode apresentar diversos efeitos colaterais. Apesar de ser comercializado sem receita, o medicamento deve ser usado com moderação já que pode dificultar a coagulação do sangue, por exemplo. Popularmente, este efeito de antiagregante plaquetário é conhecido por “afinar” o sangue. Além disso, o uso não é recomendado para inúmeros pacientes com determinadas condições preexistentes. Automedicação pode ser perigosa, consulte seu médico!

.

VEJA TAMBÉM
-
BRASIL: Seis em cada dez Municípios enfrentam falta de vacinas
-
Revelações Bombásticas: Dr. Sérgio denuncia falhas na gestão da prefeita Eliene durante a pandemia Covid
-
Dr. Leonardo quer mais vacinas para combater vírus Covid Cepa
-
African diplomats protest alleged begins racism and inhumane clinical treat
-
Mourning a golden exhibition in season curtailed coronavirus
-
Japanese government urges 70% commuter cut in zone emergency extends

Política

Aos 100 dias de mandato, Pastorello é destaque na Câmara por intensa atuação parlamentar

Cáceres no rumo do progresso: evento político reúne lideranças e anuncia projetos sociais

Manga Rosa deve assumir presidência da CCJ após decisão da Justiça que anula composição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Cáceres

Cáceres marca a história com o início do AgroMaker, revolucionando o campo e a juventude rural!

Pastorello propõe novo PAC para garantir CAPS-AD em Cáceres, MT

Tensão marca sessão na Câmara de Cáceres: Franco Valério e Negação em confronto sobre Código de Ética
Cidade

Pastorello apresenta solução legal para retomada de obras paralisadas em Cáceres

Câmara de Cáceres reconhece José Wenceslau Júnior com título de Cidadão Cacerense em gesto de gratidão e memória

Prefeitura de Cáceres admite não cumprir exigências legais para alterar o Plano Diretor

Pastorello propõe união de forças para garantir decreto do Free Shop em Cáceres

Vereador Flávio Negação propõe critérios técnicos para nomeação de secretários em Cáceres
