Conecte-se conosco

Saúde

CPI DA SAÚDE

Publicado

em

 

SAÚDE

Após definir membros,

CPI das OSS deve ser

instalada na

próxima semana

Deputado Estadual Doutor Leonardo Foto Assessoria
Deputado Estadual Doutor Leonardo
Foto Assessoria

OLHAR DIRETO

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as Organizações Sociais de Saúde (OSS) deve ser instalada na próxima semana, após a demora em definir os membros da CPI.
Segundo o autor da proposta, o deputado Leonardo Albuquerque (PDT), além dele vão compor a comissão Emanuel Pinheiro (PR), José Domingos Fraga (PSD), Saturnino Masson (PSDB) e Wilson Santos (PSDB).
“Foi difícil encontrar membros para a CPI porque é um tema muito complexo. Levamos vários dias para encontrar o último nome para fechar a comissão, as bancadas estavam com dificuldades para indicar alguém, e acabou sendo definido o deputado Wilson Santos”, disse o parlamentar. O leque de investigação, que inicialmente abrangeria as OSS e os repasses para os municípios, constantemente atrasados, foi ampliado. Agora, a CPI também vai investigar também o valor dos repasses, definidos em 2012 pelo ex-governador Silval Barbosa (PMDB), além da judicialização da saúde, com as inúmeras liminares que são expedidas contra o estado para que pacientes tenham acesso a exames, cirurgias e medicamentos. O deputado, que é médico, disse que é contra a terceirização da gestão dos hospitais regionais por meio das OSS. Porém, afirmou que isso não o impedirá de ser justo na condução da CPI. Com base eleitoral em Cáceres, ele afirmou que o atendimento no hospital regional do município melhorou com a gestão da OSS.

“Não sou a favor das OSs, mas não vou demonizar o modelo. Em Cáceres e em Rondonópolis funcionou. Então porque não funcionou no resto do estado? O hospital regional de Cáceres é o maior de Mato Grosso e recebe elogios. A maioria da população cacerense está satisfeita. Ainda tem filas porque, ao implantar esse sistema, o governo estadual desmantelou os hospitais municipais. O que precisa agora é aumentar a fiscalização”, concluiu. 

Outras duas CPIs já estão em andamento na Assembleia Legislativa. Uma investiga os incentivos fiscais e a sonegação, e a outra investiga as obras da Copa em Cuiabá e Várzea Grande, em especial a obra do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). 

Continue lendo
Anúncio Patrocinado
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncio Patrocinado

Política

Cidade

Você não pode copiar conteúdo desta página