Manchete
Ex-secretário é preso suspeito de participação em tráfico de drogas
Publicado
3 anos agoem
Por:
Celso Antunes
Nilton é alvo de uma operação da Polícia Federal que cumpre nove mandados de prisão no Brasil e em Portugal pelo esquema

Oex-secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Nilton Borges Borgato, foi preso na manhã desta terça-feira (19) por suspeita de participação em esquema de tráfico internacional de drogas. Nilton é alvo de uma operação da Polícia Federal que cumpre nove mandados de prisão no Brasil e em Portugal pelo esquema.
Além das prisões preventivas, 46 mandados de busca e apreensão também são cumpridos.
A Defesa de Nilton Borgato, até o momento, não se manifestou, não deu explicações.
O ex-secretário foi preso no apartamento em que ele mora, no bairro Jardim Aclimação, em Cuiabá. Nilton assumiu a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação em janeiro de 2019.
Ele deixou a secretaria em março deste ano para se tornar pré-candidato a deputado federal pelo PSD. A exoneração foi no dia 31 de março e a publicação foi no dia 1° de abril.
Por meio de nota, o Diretório de Mato Grosso do Partido Social Democrático (PSD) informou que tomou conhecimento das medidas judiciais contra o ex-secretário Nilton Borgato através da imprensa e que vai aguardar o desenrolar das investigações antes de tomar qualquer decisão.
Nilton atua na gestão pública desde 2001, quando foi secretário municipal em Porto Esperidião de 2001 a 2008, em seguida atuou como prefeito de Glória D’Oeste de 2009 a 2016, também foi presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde de 2009 a 2012 e assessor especial da vice-governadoria, entre 2017 e 2018.
Também é cumprido mandado de busca e apreensão na casa do advogado e lobista Rowles Magalhães. O advogado, AINDA, não foi contactado.
A OPERAÇÃO
Nove mandados de prisão são cumpridos na Bahia – onde a operação foi iniciada –, em São Paulo, Mato Grosso, Rondônia e Pernambuco.
Outras duas prisões preventivas são cumpridas em Portugal, nas cidades de Porto e Braga. cumpridos e Portugal. No Brasil, também foram decretadas medidas de apreensão, sequestro de imóveis e bloqueios de valores em contas bancárias dos investigados. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Federal de Salvador e pela Justiça portuguesa.
Investigações
As investigações começaram em fevereiro de 2021, quando meia tonelada de cocaína foi apreendida no táxi aéreo de uma empresa portuguesa, no Aeroporto Internacional de Salvador. A droga foi encontrada enquanto a aeronave era abastecida.


Na ocasião, cinco pessoas foram conduzidas para Polícia Federal. Na época, no entanto, a PF e a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) não informaram se o grupo ficou preso.
Com a apreensão, a polícia conseguiu identificar a estrutura da organização criminosa, que atuava no Brasil e em Portugal. Segundo a PF, os investigados são fornecedores da cocaína, mecânicos de aviação e auxiliares, que abriam a aeronave para guardar a droga.
Além disso, transportadores dos voos e doleiros eram os responsáveis pela movimentação financeira do grupo criminoso.

VEJA TAMBÉM
-
DERF VÁRZEA GRANDE: Polícia Civil apreende mais de 300 tabletes de maconha durante investigações de furto em loja agropecuária em VG
-
Operação Tolerância Zero já apreendeu quase 12 toneladas de drogas e reduz homicídios em 33%, diz comandante da PMMT
-
Maconha de R$ 1,5 milhão: homem é preso com 429 tabletes em Rondonópolis
-
Pastorello propõe novo PAC para garantir CAPS-AD em Cáceres, MT
-
FUGA ALUCINANTE: Motorista pula de caminhão em movimento para escapar de blitz da PRF e deixa 53 Kg de cocaína para trás
-
SEGURANÇA NAS ESCOLAS: Proerd lança “Operação Paz na Escola Tolerância Zero” para conscientizar jovens sobre os perigos das drogas

Política

Com apoio da PM, Flávio Negação convoca audiência pública por justiça salarial aos militares estaduais

ENTREVISTA: Coragem para fiscalizar e compromisso com o povo: o que move Flávio Negação na política

Vereador que ouve, fiscaliza e transforma; coragem que nasce do compromisso com o povo

Pastorello fortalece frente preventiva contra o fogo descontrolado no Pantanal

Pastorello cobra indenização por gastos com transporte a agentes de saúde e de combate a endemias

Aos 100 dias de mandato, Pastorello é destaque na Câmara por intensa atuação parlamentar
Cidade

CAMPO SANTO: Pastorello denuncia situação do Cemitério São João Batista

Pastorello apresenta solução legal para retomada de obras paralisadas em Cáceres

Câmara de Cáceres reconhece José Wenceslau Júnior com título de Cidadão Cacerense em gesto de gratidão e memória

Prefeitura de Cáceres admite não cumprir exigências legais para alterar o Plano Diretor

Pastorello propõe união de forças para garantir decreto do Free Shop em Cáceres
