Saúde
Vereadora Mazéh apresenta propostas de Educação Inclusiva – PCD

Indica Elaboração e Ampla Distribuição de Material Educativo sobre Respeito as Diferenças – PCD.
Aquisição de material pedagógico para educação inclusiva – PCD
Projeto que vise ofertar a pratica de atividade física e esportes a Pessoa com Deficiência – PCD
Vereadora Profª Mazéh Silva indicou ao Executivo Municipal, na 53ª sessão da Câmara Municipal de Cáceres propostas que visam sanar demandas das Pessoas com Deficiência – PCD, direcionadas a Secretaria Municipal de Educação e Coordenação Municipal de Esportes. Além de transporte em dois turnos para os estudantes da Escola Municipal Soteco.
Atualmente, há uma mobilização mundial de reconhecimento e valorização das potencialidades do indivíduo, inclusive por meio de leis que garantam educação, trabalho, saúde e lazer, além de movimentos para a promoção da vida independente, inserção no mercado de trabalho, equiparação de oportunidades e inclusão. Dentro desse contexto, as ações de saúde para pessoas com deficiência exigem novos enfoques como a interdisciplinaridade, que possibilita a troca de idéias com diferentes profissionais e, inclusive, com o próprio paciente, aumentando as chances de se resolver os problemas — ou de pelo menos minimizá-los. Ao almejar a equiparação de oportunidades, a que sociedade se adapta e torna acessível às pessoas com deficiência, a equipe de saúde tem de assessorar a família, a escola e a comunidade, no sentido de evitar a segregação e promover a inclusão social.
A elaboração e ampla distribuição de material educativo sobre respeito as diferenças – PCD, tem por objetivo levar a sociedade do município de Cáceres a refletir sobre o respeito e a inclusão de PCD nos vários setores, oportunizando a estes cidadãos e cidadãs acesso a educação, esporte, lazer, mercado de trabalho, entre outros.
Os materiais e brinquedos de apoio às atividades de desenvolvimento de pessoas com necessidades especiais ou de inclusão, tais como jogos e kits dos sistemas braile, libras, material de estimulação, material e equipamento adaptado, instrumentos, bola e rolo de bobbat, tatame, colchonetes e demais materiais são instrumentos imprescindíveis para a prática pedagógica diferenciada ao que tange a educação escolar desse grupo de alunos.
As atividades físicas em qualquer âmbito, escolar, amador ou competitivo buscam alternativas para essa desvantagem que limita a pessoas na sua orientação espacial, na independência física, na mobilidade, nas atividades da vida diária, na capacidade ocupacional e na integração social. A busca por inclusão de pessoas com deficiência nas atividades físicas motiva a criação de várias modalidades adaptadas para esse público.
Sendo importante uma iniciativa do poder público, através das secretarias do Poder Executivo Municipal, articuladas entre si a fim de oferecer atividade física com orientação profissional aos munícipes que são Pessoa com Deficiência – PCD, em Cáceres MT.
Implementação de ônibus escolar em dois períodos para a Escola Municipal Soteco: Precisamos garantir que todos os estudantes que estudam na E.M Soteco tenha condições de chegar à escola, o transporte escolar também é uma política pública de permanência escolar, uma vez que, centenas de estudantes dependem deste meio de locomoção para chegar aos bancos escolares. O transporte escolar em dois períodos amplia o acesso a esse direito, e garante que todos e todas tenham suas demandas e necessidade atendidas.
