Solidariedade
Ação da Cidadania realiza Encontro Nacional Contra a Fome
Publicado
3 anos agoem
Por:
Celso Antunes
ASSESSORIA
Evento terá a presença de especialistas, entidades e artistas que atuam no combate à fome em todo o país
Organização conclama a sociedade civil a fazer a diferença na vida de quem não tem o que comer
AAção da Cidadania promove, a partir da próxima segunda-feira (20/06), o Encontro Nacional Contra a Fome, uma reunião de diversas entidades que atuam na temática da segurança alimentar, além de especialistas e personalidades, que vai debater saídas e soluções para frear o avanço da fome no Brasil. O evento acontece entre os dias 20 e 23 de junho, na sede da Ação da Cidadania, no Rio de Janeiro, e marca o grande chamamento à população no combate à fome no Brasil, um movimento nacional que a entidade está liderando, apoiada por empresas, agências de publicidade e organizações, com o objetivo de mobilizar a sociedade civil a assumir um papel ativo na luta pelo direito à alimentação.
Os números recém divulgados da fome no Brasil, onde 33 milhões de pessoas não têm o que comer, remetem ao ano de 1993, quando Herbert de Souza, o Betinho, conclamou o país inteiro para ajudar 32 milhões de pessoas famintas, engajando milhares de artistas, pessoas influentes, empresários, ativistas e a sociedade civil. Nascia naquele ano a Ação da Cidadania – Contra a Miséria, a Fome e pela Vida.
“Este ano teremos eleições gerais, e a fome precisa estar no centro do debate nacional. Este é o ponto de partida do Encontro Nacional Contra a Fome: reunir as principais entidades que lutam contra a insegurança alimentar e propor ações concretas para enfrentar a tragédia social que o país vive. Como há 30 anos atrás, a nossa ação cidadã pode ajudar milhões de famílias que hoje não têm o que comer”, explica Daniel de Souza, presidente do Conselho da Ação da Cidadania e filho de Betinho.
O Encontro Nacional Contra a Fome também vai divulgar a nova edição da Agenda Betinho, que este ano apresenta 92 propostas para o país e suas cinco regiões, com o objetivo de contribuir com a garantia, desenvolvimento e fortalecimento das políticas públicas estaduais e nacionais de Segurança Alimentar e Nutricional. Trata-se de um documento elaborado com diálogo e representações de pesquisadores, agricultores urbanos e rurais, pescadores, ribeirinhos, povos de comunidades tradicionais e de matriz africana, quilombolas, negros, mulheres, indígenas, sindicatos, coletivos, frentes e ativistas. A Agenda Betinho também é uma forma de ampliar as práticas que a Ação da Cidadania vem trabalhando, com foco no compartilhamento da gestão pública, divulgação de suas atividades e os caminhos de melhoria de seu desempenho.
A abertura oficial acontece no dia 20, a partir das 18h, com apresentação das instituições parceiras e shows de Teresa Cristina e Mart’nália, que são apoiadoras da ONG. Nos dias 21, 22 e 23, a partir das 9h, estão previstos os debates sobre as causas, as consequências e as soluções da fome, sendo um tema por dia. Na parte da tarde, com previsão de início às 14h, os palcos abrem espaço para as rodas de conversas e painéis temáticos, sugeridos pelas entidades e selecionados pela curadoria do evento. O encerramento no dia 23 também será marcado pela elaboração de um documento, integralmente discutido e ratificado durante os debates, que vai representar o posicionamento das instituições presentes, apoiadoras e parceiras da Ação da Cidadania nesse evento, sobre a fome e a atual situação do país.
“Quando o governo não faz seu trabalho, os movimentos sociais e as entidades precisam unir forças, mas nunca imaginamos esse retrocesso, é uma frustração. E agora temos urgência em frear o avanço da fome. Não dá para aceitar que, em um ano, 14 milhões de novos brasileiros não tenham o que comer. É urgente estabelecer quais estratégias vão interromper esse ciclo e uma delas é esse chamado à sociedade e às empresas”, conclui Rodrigo “Kiko” Afonso, diretor-executivo da Ação da Cidadania.
O Encontro Nacional Contra a Fome é organizado pela Ação da Cidadania e tem os seguintes parceiros: Instituto Fome Zero, ActionAid, GT Agenda 2030, Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs), Rede Evangélica Nacional de Ação Social (RENAS), Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana (FONSANPOTMA), Marcha das Margaridas, Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), Conferência Popular e Autônoma de SAN, Conselho de presidentes de CONSEAS Estaduais (CPCE), GT Indígena Conferência Nacional Popular de Segurança e Soberania Alimentar, Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), OXFAM Brasil, ABRASCO, OAB Nacional, MST, SEFRAS e Frente Nacional Contra a Fome.
A programação completa está disponível no site. O evento será restrito para convidados, mas com transmissão online e gratuita, para quem se cadastrar no link.


Programação
A primeira mesa do Encontro Nacional contra a Fome começa às 9h e vai apresentar a situação da insegurança alimentar no Brasil. Sandra Chaves e Rosana Salles, pesquisadoras da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN), vão falar sobre os dados do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19, realizado em parceria com a Ação da Cidadania e outras entidades.
Em seguida, a partir das 11h, os ex-ministros José Graziano (Instituto Fome Zero) e Tereza Campello; Caio Magri, do Instituto Ethos; e Ribamar de Araújo e Silva, ex-CONSEA, conversam sobre a saída do Brasil do Mapa da Fome, e as ações que contribuíram para essa mudança.
Na quarta-feira (22), a pauta é a consequência da fome. A partir das 9h, Florence Bauer, representante do UNICEF; Aline Czezacki, oficial de Comunicação da FAO; Daniel Balaban, representante do PMA e do Centro de Excelência contra a Fome (WFP); Rafael Zavala, representante da FAO; e Carlo Pereira, do Pacto Global da ONU, falam sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e segurança alimentar. Na sequência, às 11h, a conversa é sobre fome, obesidade e meio ambiente, com a participação de Janine Giuberti Coutinho, representando o IDEC; Elisabetta Recine, da Conferência Popular por Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, e os especialistas Joana Portugal e Sílvio Porto.
A quinta-feira (22), último dia do evento, começa com um bate papo sobre “Fome e Justiça: Direito Humano à Alimentação”, com Sílvia Souza, do Conselho Federal da OAB; Ney Strozake; e Andrea Sepulveda. Às 11h, é a vez de falar sobre “As Caras da Fome”. Kota Mulanji, presidente do Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos de Matriz Africana (Fonsanpotma), e Edgard Moura, da Associação Pastoral do Negro, debatem o assunto. Na parte da tarde, às 14h, o tema “Comida sem Fome com Comida de Verdade” é o assunto entre Adriana do Nascimento Silva, diretora de Política para Mulheres (FETAPE); Ana Paula Ribeiro, coordenadora Nacional do MTST e das Cozinhas Solidárias; Jucimeri Isolda Silveira, da PUC Paraná e representante do Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Assistência Social, e por fim, Elisabetta Recine, da Conferência Popular por Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. O encerramento está previsto para às 14h30, com a plenária final.
Credenciamento de imprensa: vanessa.andrade@acaodacidadania.org.br (nome, veículo e telefone para contato)
Para assistir ao evento online, cadastre-se gratuitamente no link: https://www.sympla.com.br/evento-online/encontro-nacional-contra-a-fome/1600595
Serviço:
Encontro Nacional Contra a Fome
Quando: 20 a 23 de Junho
Local: Ação da Cidadania – Rua da Gamboa 246, Santo Cristo – RJ (atrás da Cidade do Samba)

Horários:
Dia 20 (segunda) – abertura do evento e shows de Teresa Cristina e Mart’nália – a partir das 18h
Dias 21, 22 e 23 (terça a quinta) – a partir das 9h

VEJA TAMBÉM
-
Projeto “Páscoa Feliz em Cáceres” terá solenidade de abertura neste sábado
-
“Torneio Beneficente” em prol de Antônio, que enfrenta coágulo de sangue na cabeça
-
“Torneio Beneficente de Futebol Society” em prol de Flávio Arraia
-
Grupo “Amor em Ação” celebra o sucesso do Natal Solidário e anuncia o Carnaval Beneficente 2025
-
Natal, a chance para iniciar uma prática contínua do amor!
-
Desperdício de alimentos: Um custo alto para a sociedade e o meio ambiente

Política

Aos 100 dias de mandato, Pastorello é destaque na Câmara por intensa atuação parlamentar

Cáceres no rumo do progresso: evento político reúne lideranças e anuncia projetos sociais

Manga Rosa deve assumir presidência da CCJ após decisão da Justiça que anula composição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Cáceres

Cáceres marca a história com o início do AgroMaker, revolucionando o campo e a juventude rural!

Pastorello propõe novo PAC para garantir CAPS-AD em Cáceres, MT

Tensão marca sessão na Câmara de Cáceres: Franco Valério e Negação em confronto sobre Código de Ética
Cidade

Pastorello apresenta solução legal para retomada de obras paralisadas em Cáceres

Câmara de Cáceres reconhece José Wenceslau Júnior com título de Cidadão Cacerense em gesto de gratidão e memória

Prefeitura de Cáceres admite não cumprir exigências legais para alterar o Plano Diretor

Pastorello propõe união de forças para garantir decreto do Free Shop em Cáceres

Vereador Flávio Negação propõe critérios técnicos para nomeação de secretários em Cáceres
