Cidade
Aedes Aegypt deve morrer
Publicado
9 anos agoem
Por:
Celso Antunes
Dengue é uma luta de todos:
Secretaria de Saúde intensifica ações
Para reforçar o trabalho que já é feito durante todo o ano em Cáceres, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, está promovendo diversas ações de prevenção contra o mosquito da dengue “Aedes Aegypt”, que também é o grande responsável pela Zika Virus e Chikungunya.
Para o Prefeito Francis Maris, a única maneira eficaz de combater a dengue é através de uma parceria entre o poder público e a sociedade. Por esta razão Francis vem acompanhando de perto todas as atividades da secretaria. “As ações de conscientização são passos importantes para alcançarmos o objetivo de, se não erradicarmos, diminuirmos sensivelmente a reprodução do mosquito, mas precisamos também dos moradores para darmos continuidade ao trabalho de prevenção, pois, quase a totalidade dos focos estão instalados em áreas privadas. A conscientização é o nosso principal aliado nesta luta”, destaca Francis.
O secretario de saúde, Roger Rodrigues, concorda com o prefeito. “A população também é responsável pela limpeza e eliminação de focos do mosquito vetor”. Ele avalia como fundamental que os moradores façam sua parte evitando jogar lixo em terrenos baldios e não deixando objetos espalhados pelos quintais, terrenos ou depósitos, como pneus velhos, garrafas e recipientes que acumulem água parada. O secretário conclama a população a facilitar o acesso dos agentes de saúde quando os mesmos visitarem suas casas e estabelecimentos comerciais para inspecionarem o local.
A agente de saúde Karina Jatobá Coimbra, explica que a larva do Aedes aegypti pode ficar até um ano sem água e, depois de ter contato com a água, ele se transforma em mosquito em apenas uma semana. “Nós agentes de endemias continuamos o nosso trabalho de fiscalização em locais vulneráveis e nas residências que recebemos denúncias. É impressionante o descaso e falta de compromisso de algumas pessoas”, explica Karina.
“Nós não conseguiremos controlar a doença sem o apoio da população.” O desabafo é da Coordenadora da Vigilância Sanitária do município de Cáceres, Mayara Albuquerque. Ela ressaltou que um trabalho intensivo preventivo ou, tão logo um caso seja positivado para dengue, tem sido desencadeado. “No entanto, se os quintais continuarem com recipientes que possam acumular água, se a limpeza não for feita de forma adequada, poderemos fazer de tudo, o mosquito transmissor vai encontrar um ambiente propício para se reproduzir. Diante disso, a conscientização de toda a comunidade é fundamental para vencer a guerra contra a doença”, orienta.
VEJA TAMBÉM

Política

Pastorello denuncia que OAB e CAU foram ignorados na composição do COMCID e complementa procedimento no Ministério Público

Câmara solicita apoio para interdição de via durante evento que levará o Legislativo ao bairro Residencial Universitário

Após morte de jovem afogado, vereadores propõem medidas urgentes de segurança na Praia do Daveron

Pastorello e servidores de Cáceres lideram debates sobre IA e Controle Interno no Legislativo no 15º Engitec em Brasília

Proposta de chapa Bolsonaro e Alexandre de Moraes ainda faz barulho nas redes

Câmara de Cáceres cobra respeito em meio a tensões políticas
Cidade

Expedição Justiça Sem Fronteiras leva cidadania e serviços públicos às comunidades da fronteira

FUTURO: Cáceres precisa garantir sua voz na Conferência das Cidades

Câmara Itinerante ouve demandas urgentes no Jardim Universitário

Câmara Itinerante Participativa estreia nesta sexta, 27/06, no Jardim Universitário

Cáceres lança Ecossistema de Inovação com apoio do Sebrae em evento na Câmara Municipal
