Saúde
SAÚDE: Pastorello propõe Lei que autoriza “entrada forçada” em imóveis
Publicado
2 anos agoem
Por:
Celso Antunes
O autor ainda pediu tramitação em regime de urgência

Na noite da última segunda-feira, 06, foi lido o Projeto de Lei 07, de autoria do vereador Cézare Pastorello, que autoriza a entrada de agentes de combate às endemias em imóveis fechados ou abandonados, públicos ou privados, no Município de Cáceres, quando verificada situação de iminente perigo à saúde pública pela presença do mosquito transmissor dos vírus causadores da Dengue, febre Chikungunya e Zika.
“Atualmente, ainda temos um número reduzido de Agentes de Combate às Endemias, os ACE. E com esse número reduzido, ainda temos o problema de muitas vezes não conseguirem acesso a imóveis que se encontram em situação de abandono. Apesar da garantia constitucional de prevalência do interesse público sobre o privado, precisamos de legislação local para regulamentar e dar segurança aos ACE”, explica o vereador.
Conforme a Lei Federal nº 13.301, de 27 de junho de 2016, que altera a Lei Federal nº 6.437, de 1977, os entes Estaduais e Municipais podem determinar o ingresso forçado nos casos de necessidade. Porém, não os regulamenta.

No projeto de lei apresentado, ficam elencadas 3 situações para o ingresso forçado dos agentes, sendo eles: situação de abandono; ausência de responsável para permitir o acesso ao imóvel; recusa de permissão para acesso ao imóvel.
Pastorello ainda destaca que o alto índice de infestação do mosquito da dengue, constatado pelo LIRAa – Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti, justifica medidas mais enérgicas para evitar um surto de Dengue, febre Chikungunya e Zika.
“Hoje as pessoas não estão mais preocupadas com as gestantes, não estão mais preocupadas com a microcefalia. Eu estou. O Aedes Aegypti é um vetor. Se houver um caso de Zika, se transforma em milhares e muitas gestantes podem ser infectadas. Lutar contra o mosquito não é só um dever dos Agentes de Combate às Endemias, mas de todos nós”, finaliza o vereador.
O projeto foi encaminhado às comissões internas da Câmara Municipal.
ASSESSORIA
SEJA PARCEIRO DO JORNAL O COMUNITÁRIO – PIX 35277467149

VEJA TAMBÉM
-
CPI INSTALADA: Cézare Pastorello explica próximos passos em live
-
Câmara Itinerante ouve demandas urgentes no Jardim Universitário
-
Após morte de jovem afogado, vereadores propõem medidas urgentes de segurança na Praia do Daveron
-
Pastorello e servidores de Cáceres lideram debates sobre IA e Controle Interno no Legislativo no 15º Engitec em Brasília
-
Cézare Pastorello: Quem doa sangue é herói e possui direitos!
-
APATIA FISCAL: Cézare Pastorello demonstra como Cáceres perdeu 6 milhões de reais

Política

Pastorello denuncia que OAB e CAU foram ignorados na composição do COMCID e complementa procedimento no Ministério Público

Câmara solicita apoio para interdição de via durante evento que levará o Legislativo ao bairro Residencial Universitário

Após morte de jovem afogado, vereadores propõem medidas urgentes de segurança na Praia do Daveron

Pastorello e servidores de Cáceres lideram debates sobre IA e Controle Interno no Legislativo no 15º Engitec em Brasília

Proposta de chapa Bolsonaro e Alexandre de Moraes ainda faz barulho nas redes

Câmara de Cáceres cobra respeito em meio a tensões políticas
Cidade

Expedição Justiça Sem Fronteiras leva cidadania e serviços públicos às comunidades da fronteira

FUTURO: Cáceres precisa garantir sua voz na Conferência das Cidades

Câmara Itinerante ouve demandas urgentes no Jardim Universitário

Câmara Itinerante Participativa estreia nesta sexta, 27/06, no Jardim Universitário

Cáceres lança Ecossistema de Inovação com apoio do Sebrae em evento na Câmara Municipal
