Cidade
Associação aplica mais de R$ 1 milhão em melhorias do Bairro Jardim União, em Cáceres/MT

Ao longo de dois mandatos à frente da Associação de Moradores do Bairro Jardim União, o Presidente Marcelo Renato, junto à sua Diretoria – tem aplicado o recurso financeiro adquirido – de maneira invejável.

Por Celso Antunes DRT 2074/MT
Tão logo assumiu a Administração da Comunidade, Marcelo arregaçou as mangas e distribuiu Ofícios para todo que é lado. O Presidente, de início, explicou aos Moradores que o “negócio” não era para ser conduzido de modo “faz de contas”.
O Administrador Comunitário conseguiu convencer – aos moradores – que era preciso mudar totalmente o quadro vivenciado. Assim, a sua Diretoria, moradores de modo geral avalizaram e, unidos, saíram a campo em busca de recursos, de ajuda, de parcerias profícuas. Tudo e todos no intuito de transformar o Bairro.

“Não mais podíamos viver daquele jeito. Quando chovia, a lama e o barro e o buraco prevaleciam. Sem acrescentar a escuridão, a falta de iluminação. Imagine andar no escuro e na lama, no buraco. Daí, a reclamação era geral”, conta.
O Presidente lembra que o Bairro Jardim União, era muito feio, indecente que até doía. Era mato por todo lado, ruas esburacadas, sujas, lama, enfim, “a Comunidade carecia de mudanças, de fortes transformações”.

Então, o primeiro passo era conscientizar aos Moradores de que se não houvesse completude, vivência para o próprio nome do Bairro, “não conseguiríamos”, destacou.
Disse em palestra que a unicidade, a união verdadeira fosse a premência da Gestão. Na verdade, “consegui abrir o olhos dos moradores, e graças a Deus eles entenderam, isto é, eles não tinham a visão que eu enxergava. Não quero desmerecer ninguém, entende? Mas se não fosse assim, não caminharíamos o tanto que conquistamos”, provocou.

Na verdade, a visão do Presidente Renato era, é de futuro, de beleza. E de maneira inteligente despertou o olhar de seus co-patriotas.
“DINHEIRO” NA CONTA
Indagado de como consegue os Recursos, o Administrator Comunitário explica que é por meio de encaminhamento de Ofícios para as devidas Autoridades. Assim é apresentado a real necessidade do Bairro. “Isso com anuência da Diretoria. Não tomamos atitudes isoladas. Ou melhor, projetamos todo trabalho a ser executado. Digo, que todos os Projetos pensados, graças a Deus, conseguimos fazer, e, claro com ajuda de parceiros”, explicou.

Marcelo continua que, “temos as nossas ações pré-definidas, antes pensadas, o caminho a seguir, enfim, por exemplo, evento esportivo que é realizado em data específica, anualmente. E, ganhamos tudo: premiação, enfim: tudo, e transformamos em renda. O lucro é rigorosamente administrado, anotado na ponta do lápis, nada, absolutamente, nada é desviado”, ensina.
O Gestor do Bairro Jardim União esclarece que não se trata de dinheiro vivo, em espécie. “O que temos são parcerias, desde Particular, como Legislativo e Executivo. “A nossa Tesoureira Rosimeire, Alves de Souza, contabilizou as ações recebidas, já executadas e que serão executadas chegaram à quantia de R$ 1 milhão investidos na melhoria do Bairro, nesses dois mandatos. Voltamos a dizer que isso é por meio de parcerias e promoções, eventos como um todo”, disse

ENTREVISTA
Qual é o nome da sua Tesoureira? Resposta – A nossa Tesoureira é a Rosimeire Alves de Souza.
Esse dinheiro arrecadado é por meio de eventos? Parcerias com quem? Doações de quem? Quais são as fontes que ajudam a Associação financeiramente falando? Resposta – Por meio de evento esportivo, traça um objeto que beneficia a comunidade no geral, desafio lançado, vamos à luta; faz-se um torneio por ano, busca parceria do comércio para premiação, do município com manutenção básica de limpeza, cada um ajuda dentro das suas possibilidades. Para complementar, a Associação faz Rifa junto com a comunidade, que corresponde e também sempre ajuda na mão de obra, colocando a mão na massa, através de mutirão. Graças a Deus tem acontecido os projetos.
A Associação tem projeto de asfalto? Resposta – Tem um encaminhamento feito, junto ao município, porém, ainda não elaborou o projeto, fez um orçamento de todo o bairro, onde serão nescessários uma ordem de mais de 6 milhões para execução do asfalto: já encaminhado aos nossos representantes na esfera Estadual e Federal, mas, alegam que sem o projeto não tem como trazer recursos, com isso, estamos cobrando frequentemente do município para que elabore o projeto e podermos avançar nessa questão.
Está buscando parceria com quem? Ou está esperando somente da Prefeitura? – Resposta – Quem tem que fazer o projeto é o município de Cáceres, resposta da Assembleia legislativa e do representante da esfera federal, só com o projeto pronto tem como alocar recursos, sem projeto fica só no campo do discurso.
Você falou que tem dois mandatos! Quando você começou? Resposta – Foi no final de 2017, cada mandato tem duração de 3 anos, previsto no Estatuto Social.
A Comunidade apoia em tudo? Vocês comunicam as ações que vão realizar? Anuncia? Pergunta, enfim, conversa com os moradores sobre o que se pretende fazer? Resposta – Sim, as ações a serem realizadas em prol do bem estar da comunidade, são traçadas em reunião com a diretoria e levada a comunidade, socializando com todos e na oportunidade já buscando a parceria, além do diálogo ainda adotamos uma comunicação direta através do whatsapp e para ficar bem transparente o trabalho da Associação de Moradores, vamos além, fazemos questão de divulgar nos veículos da imprensa do município o nosso objetivo e depois prestamos conta da nossa luta com os projetos concluídos.
Você é Suplente de Vereador, vai assumir, sendo assim, o que tem preparado para quando lá estiver pedir, indicar? Resposta – O nosso propósito é fazer as indicações que atendam à sociedade, no coletivo, buscando fazer políticas públicas para garantir o direito da população, já previsto na Constituição, seja na área da saúde, educação, infraestrutura, etc…
ÁUDIO CONCLUSIVO
