Nacional
BIODIVERSIDADE: Pantanal mato-grossense é tema de exposição em São Paulo
Publicado
3 anos agoem
Por:
Celso Antunes
Associação É o Bicho MT e artista plástico cuiabano Totonho Jorge levam para São Paulo a exposição ‘Pantanal, Terra de Água e Fogo’
ASSESSORIA
Cenário de incrível biodiversidade, o Pantanal mato-grossense, maior área úmida do mundo é tema da exposição “Pantanal, Terra de Água e Fogo”, que teve início no dia 14 e vai até 28 de outubro, na biblioteca Monteiro Lobato, em São Paulo (SP).
A mostra reúne 30 obras, entre fotografias e pinturas, que irão conduzir o visitante em uma dupla jornada, nos dois extremos vividos pelo bioma nos últimos anos. A entrada é gratuita.
Responsável pela curadoria da exposição, a associação É o Bicho MT, atua desde 2020 no Pantanal mato-grossense.
“A exposição tem por finalidade apresentar a região pantaneira, visando a preservação do ecossistema e a propagação do ecoturismo no mercado nacional e internacional, uma vez que após São Paulo, a mostra será exibida na cidade de Nova York, nos Estados Unidos”, reforça a presidente da associação É o Bicho MT, Jenifer Gonçalves Larrea.
Segundo Jenifer, os recursos captados na exposição serão aplicados na execução de projetos para a preservação e conservação do Pantanal.
Empresa privada da cadeia produtiva do setor mineral, a Fênix DTVM, sediada em Cuiabá/MT, é uma das apoiadoras da exposição.
“Para nós é muito importante contribuir com ações que evidenciam a preocupação com o ecossistema, em especial, com o Pantanal, berço da biodiversidade brasileira”, explica a gerente de ESG, Riscos e Controles Internos da Fênix DTVM, Talita Galvão.
Ela lembra que a empresa é a primeira do ramo a integrar o Pacto Global das Nações Unidas (ONU) no Brasil. A iniciativa busca mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de dez princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.
“A adoção de práticas relacionadas ao meio ambiente, governança corporativa e bem-estar social (ESG), vem sendo incorporadas pela Fênix DTVM em todos os seus processos, o que resultou no ingresso ao Pacto Global, o que muito nos orgulha”, detalhou.
A Fênix DTVM é regulamentada pelo Banco Central do Brasil, para atuar como instituição financeira na compra e venda de minério de ouro.
Sobre a exposição
Na exposição, o artista plástico cuiabano Totonho Jorge retrata o pantanal sob o olhar de quem viveu no coração das águas pantaneiras por três anos. Também se unem ao artista, os fotógrafos Deny Kobayashi, Guilherme Pantanal e Reynaldo Martins e a artista plástica Camila Boranga.
A exposição é dividida em dois momentos. Na primeira parte, o visitante tem a possibilidade de conhecer a fauna e flora pantaneira, com detalhes como o incrível céu azul.
Na segunda parte, o fogo é o protagonista. Durante o grande incêndio de 2020, quando o pantanal foi literalmente devastado, alguns fotógrafos acompanharam as ações de combate ao fogo e alimentação à fauna pantaneira, feita pela associação É o Bicho MT. Algumas das imagens mostram, de perto, o horror evidenciado pelos fotógrafos mato-grossenses naquele ano.
Mais informações sobre a exposição pelo Instagram: @eobichomt
VEJA TAMBÉM
-
PESCARIA: PT de Cáceres se posiciona contrário ao Projeto de Lei “Cota Zero”
-
ÁGUAS DO PANTANAL: Vereador Pastorello aponta substâncias tóxicas na água de Cáceres/MT
-
“Hospital de Animais Silvestres” na nova sede da SEMA, em Cáceres/MT
-
OPERAÇÃO CORDILHEIRA: Proteger a fauna e flora no Pantanal de Mato Grosso
-
O desafio ambiental do Estado brasileiro
-
Íntegra do discurso lido pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, na COP27

Política

Pastorello denuncia que OAB e CAU foram ignorados na composição do COMCID e complementa procedimento no Ministério Público

Câmara solicita apoio para interdição de via durante evento que levará o Legislativo ao bairro Residencial Universitário

Após morte de jovem afogado, vereadores propõem medidas urgentes de segurança na Praia do Daveron

Pastorello e servidores de Cáceres lideram debates sobre IA e Controle Interno no Legislativo no 15º Engitec em Brasília

Proposta de chapa Bolsonaro e Alexandre de Moraes ainda faz barulho nas redes

Câmara de Cáceres cobra respeito em meio a tensões políticas
Cidade

Expedição Justiça Sem Fronteiras leva cidadania e serviços públicos às comunidades da fronteira

FUTURO: Cáceres precisa garantir sua voz na Conferência das Cidades

Câmara Itinerante ouve demandas urgentes no Jardim Universitário

Câmara Itinerante Participativa estreia nesta sexta, 27/06, no Jardim Universitário

Cáceres lança Ecossistema de Inovação com apoio do Sebrae em evento na Câmara Municipal
