Manchete
CAMISA DO FLAMENGO: Jogadores do Peladão fazem homenagem ao Mestre Geovanil
Num ato de reconhecimento ao Professor Geovanil dos Santos Sacramento, jogadores veteranos do peladão entregam camisa do flamengo autografada
POR CELSO ANTUNES
Acometido por acidente vascular cerebral (AVC), o Professor Geovanil, também desportista – acamado está longe dos campos e das quadras de futebol e da obra social.
Apesar disso é lembrado pelos jogadores veteranos do peladão de Cáceres/MT, que se reuniram e doaram uma camisa do Clube de Regatas do Flamengo com assinaturas de todos.
O articulador desse ato de reconhecimento, trata-se do parlamentar Antônio Mamedes (Republicano), que, reuniu os jogadores veteranos do peladão do Santo Antônio, Vitória Régia, Cavalhada, entre outros, no sentido de homenagear o Mestre Geovanil por conta do que fez pelo futebol, por Cáceres como um todo.
Professor Geovanil, cacerense de chapa e cruz – foi considerado o melhor em Gramática da Língua Portuguesa do Estado de Mato Grosso. Estando fora da escola, da sala de aula, dos cursinhos pré-vestibulares foi Jornalista. Já no futebol era goleiro até que passou a ser presidente e técnico de time de futebol. Nos campeonatos que participava sempre sagrava-se campeão, dado ao excelente elenco. “Jova”, seu apelido, contactava somente os melhores, trazia até jogadores de outras cidades, caso de Cuiabá, São Paulo – assim, tantas e tantas vezes levantava o caneco nas quadras do Humaitá, do Ceom, no Geraldão, no Junco, entre outras praças esportivas.
O fanático torcedor rubro-negro, Geovanil, bastante exigente não economizava na formação de sua equipe. Até mesmo o uniforme tinha que ser de primeira qualidade. E, talvez por isso, quando o time de Jova entrava em quadra, ou campo, os adversários tremiam as pernas, suavam frios, muito mais diante da batucada da Unidos da Padre Cassemiro.
O cacerense Jova, com as suas devidas forças sabia muito bem interpretar a carência das pessoas. Ele não pensava duas vezes para ajudar a um necessitado, com remédios, alimentos… Professor Geovanil tinha as suas qualidades à aplicabilidade da caridade.
Outra condição do homenageado Geovanil diz à vereança, deixando a sua marca na Indicação da Praça da Polícia Militar, ou Praça da Sete de Setembro, na administração Ivo Scaff. A quadra de esporte na praça, pensado para que o futebol de salão ganhasse maior notoriedade, mais adeptos, ou seja, que Cáceres fosse celeiro da bola pesada. Nessa época as quadras viviam lotadas por causa de jogos memoráveis. E o garoto Salmo, hoje Professor lotado na “Escola Agrícola”, junto aos seus irmãos, tinham muita habilidades, menino craque, sugeriu ao Mestre Jova que a praça tivesse uma quadra.
Portanto, Professor Geovanil dos Santos Sacramento – Jova – é história, é reminiscência, e merece, mereceu a justa homenagem construída pelos jogadores veteranos do peladão.
Mestre Jova, carinhoso epípeto, praticamente perdeu a fala, alguns movimentos: receber a camisa do flamengo, seu time amado, certamente mexeu com toda a sua formação corpórea.
VISITA
Por ventura queira visitar, ver o Professor Geovanil, sito à rua Santa Maria – na casa do irmão Borá, bairro Marajoara, em Cáceres/MT.