Dos 24 integrantes do parlamento, apenas os deputados Ulysses Guimarães (PTB) e Allan Kardec (PSB) deixam a Casa de Leis para tentar uma cadeira na Câmara de Deputados no pleito que se aproxima.
No quadro dos que buscam a renovação do mandato está o presidente do Parlamento estadual, deputado Eduardo Botelho (União), aliado do governador Mauro Mendes, do mesmo partido. O chefe do Legislativo foi eleito em 2014 e este ano pretende buscar a permanência no Poder pela terceira vez.
Veja quem são os candidatosao governo do Estado
Na mesma linha, nomes que já possuem uma extensa carreira política, como o deputado Wilson Santos (PSB), também pleiteiam a permanência no cargo. Ex-prefeito de Cuiabá e ex-deputado federal, o parlamentar já foi candidato ao governo do Estado pelo PSDB em 2010. Eleito deputado pela primeira vez em 1990, pelo PDT, Wilson busca o quarto mandato como deputado.
Ainda há nomes conhecidos como a deputada federal Janaina Riva (MDB), única mulher eleita a ocupar uma cadeira na AL. Neste ano, ela busca renovar o mandato pela terceira vez, após a reeleição em 2018 como a mais votada. Inclusive, esse deve ser o último ano que Riva buscará ser escolhida para o mesmo cargo. No próximo pleito, a parlamentar já deixou claro que pretende alcançar voos maiores e disputar à deputada federal.
Ademais, outros nomes conhecidos dentro do parlamento como o primeiro-secretário deputado Max Russi (PSB), Lúdio Cabral (PT) e o líder do governo, Dilmar Dal Bosco (União) também buscarão a renovação do mandato.
Neste cenário também há situações atípicas, como a do deputado Gilberto Cattani (PSL), que será novamente “testado” nas urnas. O parlamentar ficou como suplente nas eleições de 2018 e assumiu a vaga após o falecimento do titular da cadeira, Silvio Fávero (PSL), em 2020 vítima da covid-19.